Dicas de como abrir uma empresa

Conheça as características de um empreendedor de sucesso, aprenda a planejar com eficiência, revise todas as etapas para registrar uma empresa, saiba como escolher o nome e a localização de uma empresa e leia dicas importantes para facilitar o processo.

Com as informações certas, persistência e organização, como abrir uma empresa e regular com um escritório de contabilidade, será mais fácil do que você imagina!

No entanto, existem alguns custos indiretos que podem ser empurrados para os bolsos dos empreendedores. Esses custos incluem aluguel, reforma do ponto comercial e custos contábeis, que são arcados pelo empreendedor antes mesmo de iniciar suas atividades.

É importante lembrar que o ponto comercial deve ter sido configurado no início do processo de registro.

Isso é necessário porque o zoneamento da cidade pode impedir que determinadas atividades sejam realizadas em determinados locais, e há fiscalizações por órgãos reguladores, como bombeiros e fiscais de saúde durante o processo de cadastramento, que culminam na obtenção do alvará de funcionamento.

Como abrir uma empresa: Documentos Necessários

A formalização do seu negócio​​ é o primeiro passo para iniciar suas atividades empresariais, mas é preciso ter cuidado para obter todos os registros, licenças e alvarás necessários corretamente.

Mesmo depois de ter seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e se cadastrar na Previdência Social, você ainda precisa de uma série de alvarás, registros e alvarás municipais e estaduais para operar legalmente.

A ausência de qualquer um desses documentos pode atrasar ou até mesmo impedir a abertura do seu negócio. Lembre-se de que você precisará de uma autorização diferente para cada filial ativa e/ou formulário corporativo que escolha de como abrir uma empresa.

A legislação da cidade e do estado onde sua empresa está localizada também pode exigir registros específicos. Portanto, é importante consultar um contador familiarizado com as leis locais.

Para ajudá-lo nessa importante etapa comercial, reunimos neste guia os principais documentos necessários para iniciar um negócio.

Licenças e inscrições nos órgãos públicos

A autorização do órgão fiscalizador é requisito essencial para a obtenção da licença de operação. Eles variam muito, dependendo do ramo de atividade, do local de instalação e até do tamanho da sua empresa. Algumas atividades comerciais exigem até autorização das Forças Armadas – como empresas envolvidas em artefatos explosivos, guerra e produtos químicos controlados. Os registros e licenças mais comuns são os seguintes:

  • Licenças Ambientais: Obtidas junto aos órgãos ambientais municipais e estaduais e IBAMA. Muitas vezes é exigido por empresas envolvidas em atividades industriais, metalúrgicas, mecânicas, têxteis, químicas, calçadistas, agrícolas.
  • Licenças de Saúde: Obtidas de agências de vigilância sanitária municipal, estadual e federal. Utilizado principalmente por empresas das indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.
  • Fiscalização do cumprimento das normas de segurança: realizada pelo corpo de bombeiros, quase todas as empresas estão sujeitas a esta fiscalização.
  • Além dos registros e licenças municipais e estaduais, algumas atividades exigem registro em órgãos federais como Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Polícia Federal, etc.

Você deve consultar um contador que, dependendo do seu ramo de atividade e outras características, seja a pessoa mais indicada para orientá-lo na obtenção de todas as licenças e registros necessários para sua empresa.

Como abrir uma empresa: Conclusão

Chega de patrões, como abrir uma empresa o é uma ideia muito comum entre os brasileiros. Muitas pessoas colocam essa ideia em prática e acabam colocando seus sonhos em prática. O que aconteceu, porém, foi que apesar das boas intenções e iniciativa, em muitos casos a falta de planejamento acabou deixando esses empresários reféns de seu novo patrão: o banco.

Se os empresários tivessem tomado certos cuidados antes da abertura, o número de negócios que fechavam prematuramente poderia ter sido muito menor. É por isso que reunimos uma lista de coisas que todo empreendedor deve considerar ao iniciar um negócio.

Dicas de como abrir uma empresa