Portaria virtual funciona?

Com a finalidade de modernizar cada vez mais e garantir assim a segurança da portaria de condomínios, estão sendo lançadas todos os dias tecnologias avançadas e soluções que visam garantir este aspecto.

Entretanto, antes de adotar um serviço desta natureza, é importante que se entenda um pouco mais a respeito do que cada tipo de tecnologia pode de fato oferecer e quais são os diferenciais delas.

Portanto, a portaria virtual é uma forma de conseguir obter a devida segurança para o seu condomínio através de uma tecnologia avançada e única, que se mostra superior em vários aspectos em relação a outros modelos de portaria, como, por exemplo, a remota ou então a inteligente.

Por mais que os termos se pareçam e aparentam estar conectados de alguma forma, é importante entender que portaria inteligente, virtual e remota são práticas distintas, e que possuem diferenças muito significativas em sua aplicação, além dos equipamentos usados em cada uma destas.

A confusão, entretanto, vem do fato de que as três práticas fornecem, de alguma forma, o mesmo tipo de resultado, que é a proteção, monitoramento e controle de acesso aos condomínios. Além do mais, este tipo de serviço também fornecerá a oportunidade de que o condomínio venha a contratar novas modalidades de serviços para a portaria.

Como a portaria virtual funciona? Entenda!

Para contratar um serviço como a portaria virtual é um passo importante, e portanto, é necessário compreender tudo que esta solução pode compreender e quais são os principais benefícios ou desvantagens em se adotar estas medidas para o seu condomínio.

Mas o principal ponto a se entender é a respeito de como de fato funciona a portaria virtual, e o que ela oferecerá. Portanto, o funcionamento desta solução se dá a partir de um sistema que é criado para o controle de acesso do local, que será instalado na portaria do prédio.

Assim, o acesso dos moradores do local será controlado, e todos deverão contar com tags ou então devem utilizar do leitor biométrico para que sejam assim liberados para adentrar ao condomínio. Desta forma, somente pessoas previamente autorizadas poderão entrar.

Um diferencial da portaria virtual é que com este tipo de controle de acesso, o condomínio não precisará mais de contar com profissionais que ficarão na portaria para realizar este tipo de procedimento. Além de que a comunicação entre visitantes e moradores será feita diretamente, através dos interfones instalados.

Diferenças entre portaria virtual e portaria remota

Como há uma certa confusão em relação aos dois termos, é importante também separar o que cada tipo de portaria pode oferecer. A portaria remota, diferente do que foi destacado  a respeito da virtual, é controlada à distância, através de uma central de monitoramento.

 Nesta central é que acontece o processo de liberação e de autorização para que os visitantes possam assim acessar o local. A identificação dos moradores também é feita utilizando de tags, biometria e até mesmo aplicativos com QR Code.

Desta forma, a diferença entre as duas modalidades é o fato de que uma conta com esta central, e a outra será operada via internet e os moradores possuem um maior controle neste acesso, podendo se comunicar com os visitantes via interfone.

Quais são as possíveis falhas?

Há um fato a se considerar a respeito das portarias virtuais, e que merece a devida atenção. Neste caso, apesar de ser uma prática muito positiva e que trará assim bons resultados para o condomínio quanto a segurança, ela pode vir a falhar em algumas questões.

Isso, pois pode haver falhas na comunicação entre o morador e os visitantes, pela portaria virtual funcionar com a dependência de uma conexão com a internet, e portanto, se esta estiver sofrendo com algum tipo de lentidão, a resposta será dificultada.

Sendo assim, este potencial de instabilidade pode vir a ser um ponto a se considerar nesta escolha, mas é importante entender que estas situações dependerão do tipo de conexão adotada no local também, e que pode ser algo reavaliado e modificado.

Portaria virtual funciona