O que é levantamento topográfico?

Conheça a importância desse serviço

Levantamento topográfico é um conjunto de operações que busca determinar o relevo de certos terrenos. Apesar de soarem como atividades executadas longe das cidades, essas medições também são extremamente importantes no meio urbano, visto que colaboram para garantir a longevidade de construções em diversos espaços e, consequentemente, a segurança das pessoas. 

A seguir, aprenda sobre essa técnica e, principalmente, sobre sua relevância. 

O que é levantamento topográfico? 

Levantamento topográfico, planialtimétrico ou planimétrico, conforme citamos anteriormente, é um conjunto de operações que busca determinar o relevo de certos terrenos. Essas medições são registradas no que chamamos de cartas ou plantas e acompanham registros de modificações geográficas como árvores, lagos, prédios, ruas, entre outras.

Quais são os tipos de levantamento topográfico? 

Há alguns debates sobre o número exato de tipos de levantamento topográfico, mas, de maneira geral, existem três classes principais. São elas: 

  • Planimétrico

O método planimétrico, ou de planimetria, calcula aspectos horizontais de determinada região. Em geral, é utilizado para definir distâncias ou tamanhos, por isso, muitos aderem a esse ponto para medir terrenos ou limites de edificações.  

  • Altimétrico

Como o nome sugere, o método altimétrico, ou de altimetria, consiste em medir a altura ou a declividade de um terreno. As curvas obtidas através desse cálculo são representações em planta baixa dos pontos de um espaço de mesma altura. 

  • Planialtimétrico 

O método planialtimétrico é uma fusão entre a planimetria e a altimetria. Consequentemente, oferece resultados mais completos, com medições horizontais e verticais de determinada área. 

E por que essas medições são necessárias?

O levantamento topográfico é fundamental para construções de qualquer porte. Através dele, é possível desenvolver uma base mais sólida para qualquer projeto. Consequentemente, se elabora um plano mais concreto, e construções (se for o caso) de maior qualidade podem ser feitas. 

Tanto é verdade que, em geral, é recomendável que essa atividade seja executada antes mesmo da compra do terreno, estabelecendo, assim, uma garantia de que o investimento será viável para determinada construção.

Além disso, realizar um levantamento topográfico pode ser uma alternativa extremamente válida para estabelecer a viabilidade de determinada construção. Afinal, através dessas medições é possível estipular o comportamento do terreno de diversas maneiras, seja fluvial, do solo ou mesmo subterrâneo. 

Esse ponto é importante, também, em ocasiões em que terrenos exigem uma medição constante visando evitar problemas de segurança. 

Como realizar um levantamento topográfico? 

Por exigir diversos conhecimentos práticos e teóricos, a realização de um levantamento topográfico deve ser feita exclusivamente por profissionais qualificados, formados e dedicados a esse tema, como os contratados pela Geopam, especializada nesse segmento.

Através desses indivíduos, é possível evitar gastos desnecessários enquanto se planeja, de maneira mais concisa, projetos de pequeno, médio e grande porte. Por isso, mesmo para pequenos projetos, investir nesse segmento é uma atitude indispensável na atualidade. 

Gostou deste material? 

Continue acompanhando nosso portal ou nos siga através de nossas redes sociais para conhecer mais sobre esse tema. 

O que é levantamento topográfico