Como usar poltronas na decoração: dicas essenciais

A parte de decoração de uma casa é sempre um grande desafio, durante o planejamento é muito comum que as pessoas desejem e comprem dezenas de itens do seu gosto, porém, a realidade é muito diferente da teoria, muitas das vezes acabamos por comprar mais do que deveria, o ambiente a decoração e a harmonia ficam completamente dessincronizados.

Se há um móvel que é campeão nesta situação são as poltronas. Muito bem vistas por grande parte da população, geralmente são um sinônimo de conforto e muitas das vezes levam consigo um bom aspecto contribuindo para o ambiente.

A sala de estar é um dos ambientes mais utilizados da casa, seja pelos moradores, visitas ou qualquer outra situação, e em um cômodo tão chave como esse qualquer detalhe é muito notado.

Com base nisso, tenha em mente que os acertos são potencializados assim como os erros, existem móveis que são chave para desenvolver a atmosfera que cada cômodo necessita, por este motivo, elaboramos todo este artigo, que vai servir de guia para que você compreenda todos os itens que devem ser analisados antes de adquirir uma poltrona para que ela esteja sempre muito bem encaixada e contribua para o ambiente, e não o prejudique.

Como escolher uma poltrona

O primeiro passo para que o item em questão esteja de acordo com a decoração do ambiente, é saber como escolher uma alinhada com todo o propósito do móvel e cômodo.

O objetivo aqui é fazer com que a decoração seja completamente harmoniosa, por este motivo, separamos as características do móvel que devem ser analisadas antes no momento da busca pela compra:

  • Tamanho – A primeira característica que deve ser analisada, antes de partir para a compra é o tamanho do móvel que procura. Primeiro, tenha em mente as medidas do seu cômodo, e como ela pode se encaixar da maneira correta, para que não seja demais, um cômodo pequeno com uma peça grande pode ser um grande problema, a relação deve ser sempre proporcional e com base na proposta;
  • Tipo do acolchoamento – Este é um dos itens mais negligenciados por parte dos decoradores, mas ele é muito essencial, uma poltrona que está na sala de estar é completamente diferente de uma que está na mesa de jantar ou então em um dos quartos. Tudo isso depende de sua proposta, para sala de estar ela deve ser acolchoada e sofisticada, no quarto o objetivo deve ser conforto acima de tudo, se possível com cores neutras para não contrastar com o ambiente;
  • Design – Indo na mesma onda do acolchoamento está o design do item, cada ambiente tem um tipo que se encaixa mais ou menos, por este motivo, esteja atento a atmosfera que o cômodo possui, para que a escolha seja a correta;
  • Cores – Este item é mais pessoal, cada um sabe a ideia que possui para a sua casa, como pretende que a palheta seja, mas mesmo assim, há algumas ressalvas que precisam ser feitas. Com o projeto do ambiente em mente, é hora de decidir como cada um dos móveis vão ser, para isso, pesquise por ideias na internet, há excelentes plataformas como pinterest, a partir disso, escolha como deve ser as cores, busque por colorações e tons que estão em alta, deste modo vai ser muito mais simples encontrar outras decorações que casem e acrescentem às poltronas como tapete, abajur, quadro, jarros, mesas e até mesmo outras poltronas e sofás;
  • Tecido – Um item que quase nunca é lembrado, mas o tecido deve ser sempre muito bem pensado, uma vez que cada poltrona vai possuir uma função e local, imagine, por exemplo, um item de sala de estar, onde pode ser facilmente sujo ou acumular poeira com o tempo, você vai querer que seu tecido absorva o menos de sujeira possível e que seja facilmente limpável. Outra situação importante são as poltronas de salas de janta, que com muita frequência vai receber sujeita, seja do ambiente, ou respingos de comida, por isso busque sempre por um revestimento que seja uniforme, sem muitas superfícies irregulares e fáceis de serem limpas.

Harmonia

Um dos quesitos mais importantes. O item harmonia que carrega consigo todos os anteriores, ao fazer o planejamento, procura pelo móvel ou até mesmo após a compra, durante o posicionamento, o foco principal deve ser sempre fazer com que ela esteja casando com os outros itens.

A realidade é que as poltronas possuem consigo muita personalidade, e com muita facilidade podem roubar completamente o ambiente. Caso você tenha escolhido uma poltrona que se encaixe no ambiente sem ser o móvel condutor do cômodo, escolha cores neutras, acompanhada de um design que seja igualmente leve, com um toque de sofisticação.

As poltronas são um dos itens com maior personalidade, com simples atos elas podem mudar completamente o ambiente, ou então pôr tudo a perder, por isso, esteja sempre muito atento a cada uma dessas coisas.

Como usar poltronas na decoração