Como funciona um cartão de crédito?

Como funciona um cartão de credito? Essa é uma das perguntas mais frequentes nos estabelecimentos comerciais de todo o Brasil.

Não surpreendentemente, as estatísticas de pagamentos de varejo e cartões do Brasil divulgadas pelo Banco Central em setembro, mostraram que o país terminou com 134 milhões de cartões de crédito em 2020, um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

Apesar de ser muito popular entre os brasileiros, o cartão de crédito pode gerar dúvidas entre os usuários, principalmente quando se trata de taxas de juros, faturamento e resgate de milhas.

Diante disso, para te ajudar a entender um pouco mais sobre um cartão de credito, pedimos que você acompanhe este conteúdo por completo e fique por dentro de todas as informações importantes!

O que é um cartão de credito?

Um cartão de crédito é um método de pagamento para um serviço ou produto que possui um limite de crédito predefinido.

Ou seja, é um tipo de empréstimo concedido pela instituição financeira ou instituição de liquidação responsável pela emissão do cartão.

Todos os cartões de crédito possuem bandeiras (Visa, Mastercard, American Express, etc.) destinadas a facilitar as transações entre consumidores e emissores.

Ao definir o gerenciamento de operações, limites de compra de cartão de crédito e custos de manutenção.

Além do mais, o cartão de credito possui tecnologias relacionadas a transações de máquinas físicas de pagamento com cartão para instalações certificadas.

Este meio de pagamento pode ser solicitado por uma pessoa singular ou coletiva a nível nacional, ou seja, no país de residência do consumidor, ou internacionalmente se puder ser utilizado no estrangeiro.

Como ter um cartão de credito?

Para ter um cartão de credito, basta você seguir passos simples!

Para se inscrever, você precisa encontrar um emissor de cartão, como um banco, fintech ou corretora de pagamentos.

Os aplicativos estão agora disponíveis online no site do emissor.

Vale lembrar que você não precisa ter uma conta corrente bancária para aplicar.

No entanto, as operadoras exigem alguma documentação para análise, que pode variar de instituição para instituição.

Normalmente, os documentos exigidos são carteira de identidade, CPF, certidão de residência e comprovante de renda.

Como o cartão funciona como um empréstimo de uma instituição financeira, o documento solicitado é utilizado para analisar o perfil do consumidor e definir os limites do cartão de crédito.

Concluído o cadastro, será feita uma análise e o pedido será aprovado caso o CPF não seja constrangido.

O cartão físico será enviado para o endereço especificado no pedido. Em alguns casos, você pode retirar seu cartão em uma agência bancária.

Como funciona um cartão de credito?

Os cartões de crédito funcionam como qualquer outra transação financeira em que as duas partes chegam a um acordo. As duas partes neste caso são:

1) o emissor do cartão e 2) o solicitante do cartão.

A empresa emissora estabelece um limite de crédito que o solicitante do cartão pode usar para pagar compras e serviços, e o solicitante do cartão concorda em pagar o valor do crédito utilizado até a data de vencimento da fatura.

Os critérios para concessão desse limite variam de instituição para instituição, mas geralmente levam em consideração o perfil financeiro do solicitante.

Esse limite pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo com base no uso, histórico de crédito do titular do cartão, aumento da renda e outras informações financeiras.

Todo mês, o consumidor pode aproveitar todo o limite e será liberado novamente após o pagamento da fatura.

Por exemplo, se o limite do seu cartão de crédito for R$ 2.000, o consumidor pode comprar por esse valor ou combinar várias compras para atingir esse limite.

Se você pagar a mensalidade, o limite será levantado novamente.

Considerações finais

Se no conteúdo deste artigo você aprendeu como funciona um cartão de credito, indicamos que compartilhe com mais pessoas que desejam solicitar o seu, mas não sabe informações detalhadas sobre o assunto!

Post anterior: O que é cartão corporativo?

Como funciona um cartão de crédito