Como atrair pacientes particulares?

A clínica médica pode ser um grande negócio. Mas somente para aqueles que sabem a fazer funcionar. Acontece, que muitos ainda não possuem a mentalidade inovadora que se precisa.

Em outras palavras, muitas pessoas possuem uma ótima estrutura para o atendimento. Porém, ficam apenas à espera dos pacientes particulares. Um segredo, isso não funciona mais. Pelo contrário, a concorrência só tem crescido cada vez mais.

Como, então, atrair os pacientes particulares para a clínica médica? Neste artigo te mostraremos maneiras para que a clínica seja atrativa aos pacientes.

Como funciona a clínica médica?

Bom, basicamente a clínica médica, como todos sabem, presta serviço em atendimento médico. Contudo, hoje não basta pensar só assim. Na verdade, a clínica médica se tornou uma oportunidade de negócio. E como todo negócio, precisa ser muito bem administrado.

Mesmo para quem não possui muita experiência nessa área administrativa, existem formas de aprender. É o trabalho, por exemplo, da Seven Gestão. Que atua diretamente com o planejamento de uma gestão de qualidade!

Práticas para uma gestão de sucesso!

Algumas coisas são bem básicas para uma gestão de sucesso. Na verdade, uma pessoa pode ser gestora de um local de duas maneiras. Ela pode ter um dom nato e aprendido desde o berço a administrar. Ou pode ser aquela que não sabe bem como fazer, mas está disposta a aprender.

Nesse segundo caso, é sempre bom ficar atento onde procurar as orientações. É muito importante começar com o pé direito. Por isso que o mais recomendado é, no início, solicitar uma consultoria em gestão clínica.

Por meio desse serviço, o gestor poderá fazer um mapeamento de toda a situação da clínica médica. Depois, o próximo passo é o planejamento das ações de otimização do trabalho ali realizado.

Passo a passo para atrair pacientes

O primeiro passo para quem deseja fazer a clínica médica prosperar é pensar em cada passo que será dado. Em outras palavras, como uma empresa, o que salva é o planejamento bem feito.

Esse planejamento significa o plano de ação. Ou seja, onde se chegará. Depois, quais as ações reais que serão feitas para se alcançar essa meta. Portanto, quanto mais detalhado for esse projeto, melhor será para a clínica.

Isso quer dizer que tudo precisa ser considerado. Desde a estrutura física, até mesmo o dia a dia. Tudo o que acontece no trabalho da clínica precisa ser pensado da melhor maneira possível.

Vejamos alguns detalhes importantes para atrair pacientes à clínica:

1. Interesse-se

Todas as pessoas a passar pela clínica buscando atendimento estão passando por algum problema de saúde. Portanto, todas elas contam com a solidariedade e o interesse em ser ali cuidado.

É isso que é ter uma equipe que demonstre interesse pelo paciente, sem dúvida atrai muito cada um deles. Queremos dizer com isso que o momento que essa pessoa está na clínica deve ser especial. Precisa ser o melhor momento do dia. Por isso, pense em ações que demonstre o interesse e a confiança no trabalho ali oferecido.

2. Mostre-se

Nunca a frase “quem não é visto, não é lembrado” fez tanto sentido como hoje em dia. Uma rápida volta pelas redes sociais revela o quanto as empresas estão se mostrando. E, por que estão fazendo isso? Porque se trata de um espaço barato e lucrativo?

As redes sociais se tornou a maneira mais fácil de mostrar para as pessoas. Nelas, por exemplo, os pacientes que estão procurando um atendimento podem muito bem conhecer a clínica. Além disso, podem ter acesso inclusive aos comentários de quem ali já foi atendido. Por isso, mostre-se nas redes!

3. Demonstre confiança!

Nada mais atraente numa clínica que se sentir confortável. Mais do que isso é quando confiamos não trabalho das pessoas que ali estão. Por essa razão é que a clínica precisa fazer com que as pessoas sintam confiança. Desde o primeiro agendamento de consulta o paciente precisa entender que ali se sabe exatamente o que fazer para ajuda-lo. Construa, pois, a autoridade da clínica.

4. Organize a casa

Tudo numa clínica se comunica com o paciente. Se ele encontra um lugar limpo e organizado, uma boa sala de espera, por exemplo. Além disso, se encontra um bom atendimento, é claro que ele se sentirá completamente atraído.

Pense em cada detalhe. Ambientes como esse precisam ser planejados. Aposte nas decorações com quadros na parede e plantas pelo piso. A clínica não é um hospital, então planeje as cores de tinta, para se criar um espaço aconchegante. Além dessas coisas, pense sempre num espaço de café, assim como uma música ambiente.

Conclusão

Todas essas dicas que demos aqui não são tão difíceis de realizar. Isso por o investimento ser mínimo. Você pode avaliar a própria clínica e pensar nhoque fazer com o que já existe ali. Mas, sempre pense nos detalhes como se fosse um paciente. Que deseja chegar ali e se sentir à vontade e cuidado! Tudo ali importa, desde a porta que se abre, até a despedida pela mesma porta.

Como atrair pacientes particulares