Por Que Você Deve Usar a VPN em uma Rede Wi-Fi Pública?

Diversas prefeituras pelo Brasil começaram a investir em infraestrutura para permitir que os seus cidadãos se conectem independentemente de onde estiverem. Em alguns casos, é possível estar em um parque público, ou até mesmo na praia, e poder se conectar à uma rede de internet.

Isso fez com que diversas pessoas usassem esse serviço para navegar enquanto estão no parque, aguardam na fila do banco, ou até mesmo procuram uma oportunidade de trabalho na Google. Independentemente da finalidade do usuário, a verdade é que as redes públicas ampliaram e muito o horizonte de quem navega online.

Por outro lado, as redes públicas são mais acessíveis do que as privadas. Afinal, elas raramente precisam de algum tipo de identificação para que o usuário consiga se conectar. Como a sua finalidade é permitir que as pessoas consigam se conectar rapidamente e sem limites, elas não têm senha de acesso, na maioria dos casos.

Essa ausência de uma senha é interessante para permitir que quem quiser se conecte sem problemas. Por outro lado, permite também que hackers consigam acessar essas redes e fazer uso dos dados dos usuários, servindo como um intermediário entre o servidor final e as suas informações.

Conhecer os riscos da rede pública Wi-Fi é uma boa maneira de entender porque o uso de tecnologias como a VPN promete revolucionar a forma pela qual as pessoas navegam nesse tipo de rede. Bem como as vantagens que você pode aproveitar ao instalar esse serviço em seu dispositivo.

Como a VPN protege os seus dados

A Virtual Private Network (VPN) protege os seus dados atuando como uma intermediária entre as informações que você envia para o servidor final, e os dados que o servidor final recebe. Ao fazer isso, ela criptografa as suas informações e garante que quem recebe os dados não tenha acesso aos dados originais de navegação que você enviou para a VPN.

Essa tecnologia de intermediação é ideal para quem usa uma rede pública de Wi-Fi. Afinal, o hacker não conseguirá se apropriar dos seus dados. Pois as informações que chegarão para ele são dados que não condizem com os dados que você enviou para poder acessar a rede em questão.

Essa proteção estende-se para os diferentes tipos de informações que você envia ao navegar online. Bem como para os seus dados de navegabilidade. Dessa forma, nem mesmo o seu histórico de tráfego será acessível para hackers que se infiltraram como intermediários em sua conexão com a rede pública Wi-Fi que você deseja se conectar.

Redes públicas Wi-Fi oferecem menos segurança

As redes públicas Wi-Fi contam com menos segurança quando comparadas com redes privadas. A própria solicitação de uma senha de acesso para quem usa uma rede privada já é um diferencial para proteger o acesso de terceiros. Isso não significa que elas estão ilesas aos ataques de hackers.

Porém, é muito mais difícil uma rede privada ser hackeada do que uma pública, dependendo do grau de proteção que ela oferece. Por isso, a VPN é uma tecnologia essencial para quem deseja navegar sem enfrentar maiores problemas com o acesso de seus dados por parte de terceiros.

Para se ter uma ideia do grau de proteção que a VPN oferece, nem mesmo o seu serviço de internet conseguirá verificar as suas informações. A criptografia atua em diferentes etapas da sua navegabilidade. Além de permitir que quem consegue ver os seus dados não consiga acessar as informações reais que foram enviadas originalmente.

VPN é a melhor aliada de quem usa redes públicas

Existem diversas boas práticas de segurança que você pode adotar para ter uma navegabilidade mais tranquila. E a VPN é inegavelmente a melhor opção para quem deseja ir além dos métodos tradicionais. Isso é válido tanto para quem usa computadores, quanto para quem se conecta a redes Wi-Fi públicas usando dispositivos móveis.

Para navegar com total segurança ao se conectar em redes públicas de parques ou praças, por exemplo, use a VPN e proteja ainda mais os seus dados. Afinal, em um mundo com diversos novos casos de problemas com vazamento de informações, você certamente quer estar bem protegido para evitar que isso aconteça com os seus dados.

Hackers estão sempre em busca de novas formas de se apropriar de informações de usuários. Portanto, a proteção de suas informações nunca é demais. Aproveite as vantagens que a VPN pode trazer para a sua navegabilidade em redes Wi-Fi públicas e familiarize-se com essa tecnologia que já é muito popular em diversos países.

Por Que Você Deve Usar a VPN em uma Rede Wi-Fi Pública