8 cidades para empreender em 2022 e 2023

Com a pandemia do COVID-19, as pessoas começaram a empreender, a fim de garantir renda extra para esse período tão difícil. No entanto, o que começou apenas com o intuito de ajudar nas despesas de casa, passou a se tornar renda principal. Como consequência, muitos começaram a estudar e aprimorar ainda mais o mercado. Nesse sentido, ainda existem aqueles que decidiram mudar de cidade para evoluir ainda mais o próprio negócio. Portanto, se você faz parte desse grupo de pessoas ou deseja começar a empreender, não deixe de acompanhar o post de hoje e veja quais são as melhores cidades para morar em 2022.

1. Itajaí, Santa Catarina

Muitos procuram uma imobiliária em Itajaí, a fim de investir ou morar na região. Isso porque, além de ser uma boa cidade para empreender, está se desenvolvendo cada vez mais no mercado imobiliário, principalmente de apartamentos na planta na Praia Brava em Itajaí SC. O principal destaque são os lançamentos na Praia Brava, região mais valorizada do município, e que atrai cada vez mais olhares de investidores de todos os cantos do país e do mundo. Outro mercado que está crescendo é o setor de serviços, visto que a cidade está investindo no turismo, sendo uma excelente oportunidade para empreender.

Vale lembrar ainda que Itajaí é uma das cidades mais seguras do estado, além de contar com excelente infraestrutura, escolas, faculdades, comércio bem desenvolvido, etc.

2. Curitiba, Paraná

A cidade mais sustentável da América Latina é outra opção para quem quer empreender. Extremamente limpa e cheia de bosques e parques, Curitiba é destaque quando falamos em qualidade de vida, com excelentes índices de educação, segurança e saneamento. Em relação à economia, possui um dos maiores PIBs do país, gerando muitos empregos para a população. Mas, além disso, o empreendedorismo é bem forte na capital paranaense, atraindo, inclusive, jovens com projetos de incentivo a startups.

3. Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Com foco na agricultura e construção civil, a economia de Porto Alegre é sólida, sendo considerada uma das melhores capitais para se morar. Em relação ao empreendedorismo, o município é considerado um grande amigo, pois oferece excelentes condições, incentivando a abertura de novos negócios, geração de emprego e renda. Além disso, se destaca em indicadores como infraestrutura, acesso a capital, inovação e capital humano.

4. São José dos Campos, São Paulo

Para quem quer morar perto de São Paulo com qualidade de vida, São José dos Campos é uma excelente cidade. A apenas 84 km da capital paulista, o município abriga diversas empresas importantes, como Embraer, Petrobrás, Ericson e General Motors, possuindo uma economia bastante diversificada e atraindo milhares de trabalhadores para a região. Além disso, recentemente foi eleita como uma das melhores cidades para empreender no país, com diversos incentivos para quem quer iniciar seu próprio negócio.

5. Vitória, Espírito Santo

Considerada uma das cidades com melhor infraestrutura da região Sudeste, isso favorece significativamente o crescimento de pequenas e médias empresas em Vitória. Inclusive, a capital realiza diversos incentivos a empreendedores, especialmente quem está começando, o que impacta diretamente em sua economia. Com belas praias e muitos parques arborizados, a cidade é ideal para quem quer morar com qualidade de vida, mas sem deixar de lado as facilidades de um lugar bem desenvolvido.

6. Florianópolis, Santa Catarina

A Ilha da Magia é conhecida como o Vale do Silício da América Latina, sendo destaque como um importante polo tecnológico, o que atrai diversos empreendedores. Nesse sentido, a capital abriga diversas startups que solucionam problemas por meio da tecnologia. Mas, além disso, por ser um destino turístico bastante visitado e disputado, também conta com um cenário promissor para o empreendedorismo na área de serviços.

7. Belo Horizonte, Minas Gerais

Belo Horizonte é conhecida como a capital brasileira dos bares, com vida noturna bastante agitada e que atrai muitos jovens. Com ar interiorano, a capital mineira é extremamente aconchegante e ideal para se viver com muito conforto e contato com a natureza. Para quem quer empreender, a área de tecnologia está crescendo significativamente na região, assim como empresas de marketing digital.

8. Cuiabá, Mato Grosso

A capital do Mato Grosso está entre as 10 melhores cidades para empreender no Brasil, sendo destaque em infraestrutura, capital humano e cultura empreendedora. Ou seja, o cenário na região é muito favorável para quem quer iniciar seu próprio negócio e a tendência é que isso melhore ainda mais, explorando todo o potencial de Cuiabá. Além disso, é uma cidade muito bem estruturada, abrigando diversas empresas importantes, opções de lazer variadas, assim como investimentos constantes.

Então, agora que você sabe quais são as melhores cidades para empreender em 2022, já pode escolher qual será seu novo lar. É importante analisar todos os fatores, como qualidade de vida da região, segurança, serviços, opções de lazer, saúde, etc, pois assim garante uma cidade completa e que irá atender suas necessidades pessoais e profissionais.

cidades para empreender