Tecnologia na medicina: quando um software médico online pode ser a melhor solução para clínicas?

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e na gestão médica não poderia ser diferente. Existem inúmeras soluções no mercado e com certeza a mais eficiente é o uso de um software médico online de qualidade. 

Esse tipo de programa tem capacidade de coletar, organizar e armazenar uma quantidade incrível de informações, de forma muito segura e tecnológica, viabilizando tarefas desde a gestão da agenda até atribuições do setor financeiro. 

O consultório ou clínica que opta por utilizar um sistema do tipo só tem a ganhar. Afinal, lidar com tantos prontuários, históricos e outros documentos não é tarefa simples e é preciso muito cuidado para não cometer erros. 

Além de toda praticidade para os funcionários do estabelecimento médico, os pacientes também são beneficiados, uma vez que podem agendar, remarcar e cancelar consultas e procedimentos, de forma totalmente online.

Veja abaixo mais detalhes sobre e tire todas as suas dúvidas sobre o funcionamento do sistema médico on-line!

Como funciona o software médico online?

Assim como nos demais tipos de sistemas médicos, um software online tem como premissa a coleta e organização de dados dos pacientes, para que sejam facilmente acessados no momento do agendamento ou da consulta. 

Todas essas informações ficam guardadas na nuvem, um tipo de armazenamento externo que funciona sem a necessidade de um dispositivo físico, como computadores, HDs, unidades móveis, etc.

Com essa tecnologia, muito similar a de serviços de cloud storage como o Google Drive e o iCloud, as informações de gestão médica podem ser acessadas remotamente, por qualquer dispositivo. 

Isso faz com que esses dados fiquem ainda mais protegidos, uma vez que não correm o risco de se perderem em caso de quebras, furtos ou outros danos aos aparelhos utilizados. Basta fazer login em um novo para ter acesso novamente. 

Essa facilidade, no entanto, não é motivo para preocupações com roubo de dados ou invasões, uma vez que o sistema é protegido contra ataques e preserva as informações de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, o que o torna muito seguro. 

Além disso, é possível controlar o acesso dos usuários, garantindo que cada setor tenha contato apenas com as questões que são relevantes para si, garantindo ainda mais privacidade e discrição no atendimento dos pacientes. 

Quando aderir a um software médico?

A qualquer momento! Se sua clínica é nova, nada melhor do que optar pelo programa logo no início.

Mas, se o estabelecimento já tem mais idade e/ou utiliza uma outra modalidade de sistema, basta fazer a migração e comprovar as facilidades e a eficiência que um programa moderno pode oferecer. 

Veja mais algumas vantagens dessa aquisição: 

Melhor gestão e organização 

Como ressaltamos anteriormente, lidar com gestão de clínicas e consultórios médicos exige contato diário com dezenas – ou até centenas – de pacientes por dia, cada um com um quadro e uma necessidade específica. 

Cada um desses pacientes estão entregando um bem precioso em suas mãos – a saúde própria ou de entes queridos – e qualquer erro ou confusão pode ser motivo determinante para que essa relação de confiança seja quebrada.  

Por isso, é preciso mostrar o cuidado e responsabilidade com que os dados são tratados, passando uma imagem de organização e eficiência. 

E esse é mais um ponto em que um software médico pode ser de grande ajuda. Com apenas alguns clicks, você tem acesso a todo histórico daquele paciente, direcionando melhor o atendimento e tornando-o mais ágil e humanizado.

Tecnologia de ponta 

E o uso de tecnologia avançada nos softwares médicos não para por aí! Dentro dos programas existem, ainda, outras funcionalidades que farão toda a diferença no atendimento aos seus pacientes. Algumas delas são: 

  • Envio de documentação – atestados, receitas, relatórios, etc – diretamente para o celular do paciente, via SMS;
  • Assinatura digital do médico para validação da veracidade dos documentos citados;
  • Plataforma para telemedicina; 
  • Controle financeiro com relação de entradas e saídas do caixa;
  • Organização de fila de atendimento;
  • Chat entre usuários;
  • Entre outras. 

Para ter todas essas vantagens, conte com uma empresa confiável e que possa tirar todas as suas dúvidas em relação ao processo de assinatura de um software médico online.

Se desejar, peça por uma demonstração gratuita e comprove tudo que essa tecnologia tem a oferecer para você, sua equipe e seus pacientes.

Tecnologia na medicina