Consultoria em Licitações: o serviço ideal para as melhores licitações

Caso você seja novo no ramo de licitação, mesmo ao revisar a parte jurídica diversas vezes, algumas dúvidas podem surgir. Para tornar essa jornada mais fácil, uma excelente ideia é a contratação de um serviço de consultoria em licitações.

Isso porque os consultores em licitações são profissionais especializados no ramo, que te guiarão da melhor forma possível para que você encontre excelentes oportunidades de negócio.

Para entender os motivos pelos quais a consultoria em licitações é o serviço ideal para conseguir as melhores licitações públicas, siga a leitura!

O que faz um consultor de licitações?

Contratado para fornecer consultoria em licitações, esse tipo de consultor vai estudar sua empresa, seus produtos e serviços, para entender qual é sua área de atuação.

Com essas informações em mãos, o consultor de licitações vai “mergulhar” nos Diários Oficiais, ou em sistemas de empresas especializadas, onde normalmente esses profissionais são encontrados, para encontrar as melhores oportunidades de negócio para você e sua empresa. 

Sabendo onde procurar, esse profissional poderá mapear estratégias de ações, bem como realizar revisões de documentos, para garantir que você esteja dentro das exigências do projeto.

Quais são as atividades exercidas pela consultoria em licitações?

Quais são as atividades exercidas pela consultoria em licitações

Existem diversas atividades que são exercidas pela consultoria em licitações, com o objetivo de entregar, para você, empresário que está iniciando nesse ramo de negócio, as melhores instruções e práticas para conseguir boas licitações, que estejam dentro do escopo da sua empresa.

Entre essas atividades, as principais são:

  • Entendimento do mercado, para que você possa mapear os seus concorrentes e as melhores práticas de atuação;
  • Acesso às licitações, para descobrir se a sua empresa está apta a oferecer o tipo de serviço especificado em edital;
  • Organização de documentos, facilitando os processos para que, logo quando chegar a hora, seus documentos, bem como a documentação da sua empresa, estejam em dia;
  • Cadastro da empresa, etapa na qual o seu consultor te ajudará a registrar seu CNPJ no site do Governo para que, assim, você possa participar de diversas licitações;
  • Gerenciamento de licitações, para que você tenha uma organização sobre as licitações nas quais sua empresa está concorrendo;
  • Acompanhamento dos resultados das licitações, garantindo que você não perca os prazos e, assim, deixe de fechar algum negócio importante.

Existem outras atividades que a consultoria em licitações exerce, entretanto, elas precisam ser consultadas diretamente com o profissional ou a empresa contratada para a prestação desse tipo de serviço.

Como encontrar os melhores profissionais para consultoria em licitações?

Encontrar profissionais qualificados para consultoria em licitações exige um trabalho árduo de pesquisa, principalmente porque, para ser considerado “bom”, o profissional deve atender alguns requisitos.

Abaixo, elencamos alguns dos principais pontos de atenção que você deve ter ao buscar por profissionais especializados em consultoria para licitações. Confira!

Experiência profissional

Apesar de ser uma dica bastante batida, ao contratar um profissional que fará consultoria em licitações para você e sua empresa, é preciso verificar sua experiência profissional.

Isso ocorre porque ter conhecimento nessa área exige bastante prática, principalmente porque, em licitações, todos os detalhes são importantes.

Então, antes de fechar negócio com um profissional, verifique se ele possui antecedentes nesse tipo de atuação, e se poderia compartilhá-los com você. Assim, você saberá que tipo de consultor está contratando!  

Verifique a formação superior do profissional, bem como seus cursos de extensão ou especialização

Apesar de não ser obrigatório que um profissional consultor em licitações tenha graduação, é interessante observar a formação superior do mesmo.

Isso porque, se você trabalhar com um advogado, por exemplo, ele terá mais condições de prestar uma consultoria jurídica completa para você, te ajudando a entender melhor os editais e andar dentro da lei, para que você vença todas as licitações às quais se cadastrar.

Cursos de extensão e especialização na área também transmitem mais confiabilidade e mostram que o profissional está atualizado sobre, por exemplo, as novas práticas da Lei de Licitações.

Se for uma empresa especializada em consultoria em licitações, quais detalhes merecem atenção?

Existem inúmeras empresas especializadas em consultoria em licitações e, assim como na contratação de profissionais autônomos, você deverá se atentar a alguns detalhes.

Uma boa forma de entender a reputação da empresa é acessando, por exemplo, o site Reclame Aqui. Lá, você consegue ter uma ideia das avaliações de outros usuários sobre os serviços prestados.

Outro detalhe que merece atenção é o tipo de serviço oferecido. Algumas consultorias podem ser mais básicas, enquanto outras podem oferecer um contrato mais completo. Sempre que possível, dê preferência ao escopo completo, principalmente se você for iniciante.

Em quais tipos de licitações os consultores podem ajudar?

Em quais tipos de licitações os consultores podem ajudar

Resposta direta e simples: todos!

Para contextualizar, vale a pena relembrar quais os principais tipos de licitações existem no Brasil:

  • Concorrência: podem participar quaisquer interessados que na fase de habilitação preliminar comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução do objeto da licitação;
  • Tomada de preços: realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação;
  • Concurso: realizada entre interessados do ramo de que trata o objeto da licitação, escolhidos e convidados em número mínimo de três pela Administração. A divulgação deve ser feita mediante a fixação de cópia do convite em quadro de avisos do órgão ou entidade, localizado em lugar de ampla divulgação.

Conclusão

Viu como a consultoria em licitações pode ser útil para quem tem interesse em participar de licitações públicas? 

Com a colaboração de um profissional qualificado para tanto, você certamente conseguirá mapear as melhores oportunidades de negócio oferecidas pelo poder público e, assim, começar a atuar na área.

Esse tipo de consultoria pode ser contratado tanto por iniciantes, como por profissionais que já estão acostumados com licitações, mas querem uma ajuda externa para se organizar melhor e não perder nenhuma boa oportunidade.

Não deixe nenhuma licitação interessante passar por você sem que você a agarre!

consultoria em licitações