Plantas para ambientes internos: saiba qual cultivar em seu apê!

Utilizar plantas para ambientes internos é uma excelente maneira de adicionar um pouco de cor e vida ao seu espaço. De suculentas à árvore da felicidade, existem espécies que têm o poder de melhorar ainda mais o astral do local. 

E é difícil quem não queira isso nos dias de hoje, não é mesmo? Então você veio para a parte certa da internet. Principalmente se você está à procura, ou acabou de encontrar o seu imóvel em Contagem.

Reunimos nossas 15 plantas favoritas. Algumas delas você até já deve ter ouvido falar e outras talvez ainda não conheça. A certeza é de que elas enriquecerão sua decoração. Confira!

Toda casa merece um toque verde!

Toda casa merece um toque verde

Embora a jardinagem ao ar livre possa ser ótima, nem todo mundo pode contar com um espaço aberto para este fim. Porém, morar em um apartamento, não é motivo para abandonar essa ideia.

Isso porque, é possível sim cultivar plantas dentro de casa, basta escolher as espécies certas, que não precisam crescer ao ar livre e com luz solar direta. Afinal, toda casa merece um toque verde, certo?

Por isso, reunimos algumas plantas que qualquer um pode cuidar. Do simples e popular ao incomumente impressionante, essas plantas permitirão que você exercite seu lado “pai de planta”. 

Lembrando que, dessa forma, você transformará qualquer cômodo da sua casa. E o melhor: todo cantinho da casa pode se tornar mais alegre e verde. Você verá que existem até mesmo plantas que se adaptam bem ao banheiro, cozinha, sala e quartos. 

Seja você um jardineiro novato e ou um amante das plantas, com certeza irá se apaixonar pelas nossas opções. Acompanhe! 

As melhores plantas para ambientes internos

As melhores plantas para ambientes internos

Agora que você já sabe a importância das plantas para ambientes internos, vamos te mostrar as espécies mais indicadas para apartamentos. Aproveite a oportunidade e escolha a que mais te agradar! 

Suculentas

As suculentas são perfeitas para iniciantes na arte de cuidar de plantas. Isso porque, são extremamente resistentes, precisam de pouca água e permanecem verdes durante todo o ano. 

Além disso, esse tipo de planta para ambientes internos também vive por anos e anos, tornando-as um grande “primeiro amigo”.

Cacto

Você pode até achar que todos os tipos Cactos precisam diretamente da luz solar. Mas isso não acontece com o minicacto. Isso porque, ele pode ser colocado em ambientes internos e sem a presença dos raios de sol, basta ter uma boa luminosidade.  

Bromélia

As Bromélias são o tipo de planta que proporcionam mais beleza ao ambiente. Além disso, conseguem crescer e permanecer saudáveis em locais internos, com luz indireta.

E o melhor: a manutenção é simples e rápida. Basta não deixar a terra secar e borrifar um pouco de água em dias de temperatura mais alta. 

Lírio da Paz

O lírio da paz é uma espécie bastante fácil de cuidar. Esta planta requer luz média/baixa e só precisa ser regada quando a parte superior do solo estiver seca. Ela é perfeita para ficar em uma sala de estar ou até mesmo no escritório.

Espada de São Jorge

Essa planta é bastante resistente, por isso é indicada para os iniciantes no mundo da jardinagem. Isso porque, muitos dizem que a Espada de São Jorge é praticamente indestrutível.

Suas características já dizem tudo: sobrevive em ambientes com pouca luz e é capaz de se virar bem com pouca água. Mas, é claro, que você cuidará bem dela, não é mesmo?

Pacová

Popularmente conhecida como babosa-de-pau, a Pacová possui um caule pequeno. Porém suas folhas são grandes e brilhantes e contam com uma cor verde-escuro. 

Essa espécie de planta para ambiente interno se desenvolve tranquilamente em locais com pouca luz, embora possam aparecer manchas em suas folhas devido ao frio.

Palmeira Ráfia

Essa planta pode ser colocada em um local com luz solar direta ou com pouca luz. A Palmeira Ráfia cresce em formato ereto e suas folhas são plissadas. A rega adequada deve ser feita frequentemente, mas evite que o solo fique encharcado. 

Samambaia

Você pode pensar que tem muitas plantas de interior até perceber que há uma outra sala inteira que poderia ganhar um toque verde. A samambaia, por exemplo, é ideal para espaços fechados e conta com vários tipos.

Um exemplo é a samambaia ninho de pássaro, de formato exclusivo, próspera em luz média, indireta e um ambiente úmido. Ela é perfeita para ficar no banheiro, ao lado do seu chuveiro.

Jiboia

A Jibóia é uma planta de interior incrível. Ela é bem pequena quando está nascendo, mas pode crescer bastante, mesmo em ambientes fechados com pouca luz e ar seco. Mas atenção: deixe-a longe de animais de estimação!

Orquídea

As orquídeas até gostam de tomar um solzinho na parte da manhã, mas é só isso! Na prática, elas devem estar protegidas a maior parte do tempo da luz solar direta. Esse tipo de planta se dá bem com locais mais frescos e o seu solo deve se manter úmido. 

Zamioculca

Sim, a planta Zamioculca é esteticamente impressionante e sim, ela tolera níveis de luz incrivelmente baixos. Na verdade, você pode deixá-la em um canto escuro se esse for o único espaço disponível.

E para mantê-la bonita e saudável por todo o tempo, não é preciso muito. Regue com moderação e somente quando os primeiros centímetros do solo estiverem secos.

Palmeira Leque

Mesmo que seu desenvolvimento seja mais lento, esse tipo de palmeira cresce bastante e pode chegar a ter 3 metros de altura. Como as folhas da Palmeira Leque são mais largas, não recomendamos deixá-la em um local com muita ventilação. 

Árvore da Felicidade

Popularmente usada no Feng Shui, há uma boa chance de você reconhecer esta planta. As folhas da árvore da felicidade são longas e pontiagudas, e darão a qualquer casa uma sensação tropical, calmante e fresca.

Peperômia

A peperômia tem algumas variações e é uma espécie da família de plantas Piperaceae, nativa do norte da América do Sul. Com um visual delicado, elas são perfeitas para serem colocadas em pequenos vasos e incrementar a decoração do seu aparador.

Conclusão

Como vimos, há diversas opções de plantas para ambientes internos. Elas exigem pouca manutenção, mas deixam seu apartamento ainda mais bonito e repleto de ar puro!

Agora que você conferiu a nossa lista, basta escolher a que mais te agradar. Lembrando que nada impede o cultivo de mais de uma delas. Afinal, cuidar de plantas é quase uma terapia.

plantas para ambientes internos