5 paletas de cores para casa que irão te encantar

A escolha de uma paleta de cores para casa é determinante para proporcionar aconchego, praticidade ou potencializar qualquer espaço em uma residência. Isso porque, entra ano e sai ano, existem novas cores disponíveis no mercado e tendências diversas.

Por exemplo, em 2022, a cor escolhida pela Pantone foi a Very Peri, que possui tonalidade azul floral com subtom entre o violeta e vermelho.

Aliás, é importante explicar que decidir por uma paleta de cores para a casa pode ser divertido e dinâmico, uma vez que pode também agregar conceitos de estética e estilos.

Além disso, é interessante conversar com a decoração ou mesmo utilizar óleos essenciais para harmonizar cores e odores. Saiba mais sobre o assunto a seguir e confira as paletas que separamos para dar aquele up na sua casa! Boa leitura!

A importância da paleta de cores para casa

A importância da paleta de cores para casa

Escolher uma paleta de cores para casa envolve a análise de um conjunto de cores pré-selecionadas. Elas podem, por exemplo, ser combinadas de forma harmônica. Lembre-se de que mesmo que elas passem despercebidas, elas estão presentes em tudo o que é visual.  

Dessa forma, as cores quando bem utilizadas, seja em um anúncio publicitário ou na decoração de uma casa, podem proporcionar várias sensações para quem vê.

Por conta disso, vários profissionais da decoração gostam de trabalhar com amplas possibilidades de combinações. 

Inclusive, já é comprovado cientificamente que algumas cores podem ser terapêuticas e podem auxiliar em determinados tratamentos médicos. 

Como escolher a sua paleta de cores para casa

5 paletas de cores para casa que irão te encantar

Agora que você entendeu como é importante dar a devida atenção à paleta de cores para casa, veja, a seguir, como escolher a sua.

Considere suas preferências

A primeira e mais básica dica para escolher a paleta de cores para casa é considerar seus gostos pessoais. Para isso, liste tanto suas cores preferidas como aquelas de que não gosta.

Isso vai dar um norte para sua decisão, auxiliando a escolher exatamente os tons que mais lhe agradam.

Afinal de contas, para se sentir feliz e à vontade na sua residência, é fundamental optar por uma paleta que tenha a ver com você.

Planeje o estilo de decoração

O estilo de decoração também é essencial para escolher a paleta de cores para casa perfeita. As tonalidades podem tanto compor o estilo decorativo como destoar totalmente da proposta.

Se sua intenção é decorar o ambiente conforme um estilo clean, minimalista e sofisticado, por exemplo, as cores claras e sóbrias são as mais indicadas. Nessa situação, você pode usar o branco, o bege e também o cinza.

Entenda o significado das cores

É interessante conhecer o significado e o efeito provocado pelas cores antes de escolher a paleta para casa. Isso pelo fato de que as tonalidades podem causar sensações e transmitir sentimentos opostos.

Assim, enquanto o amarelo e o laranja são cores solares, que enfatizam o acolhimento, o azul é uma cor serena, que tranquiliza e proporciona equilíbrio.

Compreendendo isso, busque entender a psicologia das cores e leve em conta o tipo de efeito e a atmosfera que você quer estimular em cada ambiente.

Aposte nas combinações

Você não precisa sair comprando tintas e acessórios sem antes fazer um teste de quais combinações são melhores. Isso vai permitir que você se certifique de que essas alternativas são boas para a sua decoração.

Hoje em dia, há aplicativos na internet que permitem simular a pintura nas paredes. E você vai poder fazer isso montando paletas personalizadas ou aceitando sugestões de paletas já feitas.

5 paletas de cores para casa

Como você já sabe como escolher sua paleta de cores para casa, conheça 5 tipos que podem fazer total diferença na sua decoração.

Paleta da Pantone

A Pantone é a paleta de cores mais famosa e largamente utilizada. Ela está presente no dia a dia dos designers, já que muitos desses profissionais a usam na composição dos seus projetos.

A Pantone também é conhecida por divulgar as cores do ano. Em 2021, por exemplo, as tonalidades vencedoras foram o Ultimate Gray e o Illuminating.

Normalmente, as cores do ano da Pantone servem como embasamento e tendência para a Moda, a Arquitetura, o Design e até mesmo para a cultura pop.

Paleta Syncopated

Do português “sincopado”, essa é uma paleta constituída com muita emoção. Ela é pronta para trazer alegria e vida aos ambientes, e é composta por tons de vermelho e amarelo vibrantes.

Essa é a escolha certa para quem deseja dar um up com uma paleta de cores para casa sofisticada. Ela é perfeita para uma decoração mais fechada ou para quem quer criar um ponto de destaque em um cômodo mais clean. 

Paleta Cravings

Do vermelho picante ao roxo mais fechado, essa opção foi inspirada na gastronomia e no prazer de alimentar-se. Dessa forma, ela conta com referências mais sedutoras.

As cores transmitem a sensação de requinte e possibilitam novas sensações. Uma dica é utilizar duas cores do grupo: a mais escura para dominar o ambiente e a mais clara para os detalhes.

Paleta Classic

Como o próprio nome já diz, o modelo tradicional também é presente como paleta de cores para casa e nunca perde seu charme.

Nesse estilo, acontece uma mescla entre o branco, caramelo e o vermelho. Isso faz com que essa paleta seja bem estilosa e é uma opção elegante para a decoração.

Paleta paradoxical

A paleta Paradoxical é um estilo jovem e que lembra bastante materiais sintéticos. Com isso, ela traz tons rosas, roxos, azuis e verdes.

Essa combinação é perfeita para que sua casa tenha cores diferenciadas, além de transmitir um ar de modernidade para o ambiente.

Conclusão

O fato é que não existe uma paleta de cores para casa ideal. São várias opções disponíveis no mercado e você deve escolher aquela que melhor se adapta ao seu gosto.

Ou seja, mais importante do que encontrar uma dica ou inspiração é você mesmo decorar sua casa conforme seu estilo. 

paleta de cores para casa