8 formas de evitar gastos extras com o carro

Ter um carro pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem se você não tomar cuidado. Isso porque ele pode acabar gerando gastos extras que não estamos preparados.

Então na hora de fazer a sua compra, esses gastos e valores devem ser levados em conta para não passarem do orçamento que você possui e acabarem gerando dívidas.

Veja algumas formas de evitar gastos extras com o seu carro!

1. Fique de olho nos pneus

Os pneus devem ser calibrados regularmente para que estejam com a pressão correta. Conforme o pneu vai se esvaziando o carro precisa fazer mais esforço para rodar, consumindo mais combustível, o que acaba fazendo com que as pessoas tenham mais gasto com combustível.

2. Faça revisões periódicas

Fazer revisões periodicamente impede que um pequeno problema fique muito grande e mais caro do que seria primeiramente.

É uma forma de antecipar um problema antes que ele vire uma bola de neve que cause um buraco no seu bolso. A mesma coisa vale para as manutenções preventivas que vão analisar possíveis sinais de que ocorreu uma avaria.

3. Pague o IPVA no dia certo

Em alguns estados, dependendo do dia que você pagar o seu IPVA, ganhará certo desconto no pagamento. Outra coisa que pode ser feita é a checagem se o seu carro entra na categoria de isenção de IPVA.

4. Contratar um seguro de carro

Outra forma de evitar gastos extras é contratar um seguro de carro. Com ele você estará garantido em casos de sinistros que possam vir a acontecer.

Assim, estará protegendo o seu bolso se precisar cobrir danos no veículo, tanto no seu quanto de terceiros, caso opte por essa cobertura. 

Nos seguros você ainda pode contar com a assistência 24h. Então, na hora de fazer a contratação, escolha os serviços que mais se adequam às suas necessidades.

5. Vá em postos confiáveis

Além do combustível estar muito caro e levar os motoristas a pesquisar os melhores preços, é importante que você evite frequentar postos desconhecidos e sem referências.

Isso porque pode acontecer de usarem combustíveis de baixa qualidade ou adulterados, provocando defeito no seu carro, aumentando a poluição e comprometendo o consumo.

Tentar economizar com um combustível de baixa qualidade pode gerar altos custos no futuro.

6. Verifique os filtros e fluídos

O óleo do carro é um dos principais fluidos, este que também possui seu filtro. Ele precisa ser verificado periodicamente para garantir que o carro esteja lubrificado. No seu manual o fabricante indica qual o tempo ou quilometragem recomendada para verificar.

E toda vez que for trocar o óleo, o filtro deve ser trocado também, são cuidados que auxiliam a manter a vida útil do seu motor.

O filtro de ar-condicionado também deve ser trocado de acordo com o tempo indicado no manual.

7. Fique de olho no peso

Carregar peso desnecessário também pode ser um problema, então sempre que possível descarregue o carro de tudo que não for importante no passeio em questão.

Isso pode aumentar o nível de combustível consumido pelo seu carro, já que o desempenho precisará ser dobrado. Assim como causar danos na carroceria e outros pontos do carro.

Levando a muitos gastos inesperados que, acreditamos não ser bem vindos. Então sempre cheque no manual quanto o seu carro aguenta de peso e tente não ultrapassar.

8. Mantenha o carro na garagem, mas não por muito tempo 

Ter um espaço seco e coberto para o seu carro é extremamente importante, é uma proteção a mais contra roubos e furtos. Além de reduzir o valor do seguro que irá contratar.

Outro ponto para avaliação é que se a garagem for em lugar alto, evita que o carro sofra perda total em casos de enchentes ou inundações. Mas também não o deixe parado muito tempo.

O seu veículo precisa ser colocado em movimento para que não sofra com prejuízos e perda de peças.

É muito importante tomar cuidado com o seu carro, principalmente para quem o usa como principal forma de locomoção. Mas é claro que ninguém quer ter gastos extras e sofrer com prejuízos no carro.

Além disso, contratar um seguro e sempre tomar cuidado com o seu carro de forma que não gaste mais que o necessário, mas ainda assim garanta a proteção de quem ama e anda com você no veículo.

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia Seguros.

formas de evitar gastos extras com o carro