O que faz um profissional de TI? – Confira em detalhes!

O que faz um profissional de TI? Quais são os serviços executados por esse tipo de profissional? Quais são as responsabilidades que ele deve assumir? Como podemos ter a certeza de contratar um profissional de alta qualidade para nos trazer suporte técnico? Esse tipo de profissional trabalha de forma autônoma ou vinculado a alguma empresa de TI?

Nunca o profissional de TI foi tão requisitado como nos dias atuais. Com a expansão da tecnologia, principalmente para o meio empresarial, cada vez mais é necessário um número maior de profissionais capacitados que possam auxiliar a deixar toda a empresa mais conectada e sem problemas cotidianos.

Apesar de que os problemas sejam inevitáveis, muitos deles podem ser facilmente prevenidos. Por exemplo, olhando do ponto de vista físico, uma sala de profissionais que trabalham com computadores que esteja com todas os fios em ordem, evita problemas como tropeços e engalhos em fios potencialmente soltos.

Outros problemas que podem ser evitados, por exemplo, tem relação com a conexão da internet de uma empresa. Pode parecer algo muito simples, mas a falta de conhecimento pode fazer você fechar contrato com uma provedora, por exemplo, que não tenha tanta estabilidade quanto outra.

Entre vários outros detalhes, como a própria segurança de dados e da rede da empresa, pontos extremamente importantes e que devem receber atenção. É por isso que, no conteúdo de hoje, vamos explicar o que faz um profissional de TI. Leia conosco e descubra, vamos lá!

O que é um profissional de TI?

Antes de saber o que faz um profissional de TI, você precisa saber o que é um profissional do ramo. Em suma, estamos falando do profissional de Tecnologia da Informação. As suas áreas de atuação podem ser extremamente variadas, por isso é quase impossível defini-lo em poucas palavras.

Trazendo para o âmbito empresarial, o profissional de TI é aquele que cuida de toda a parte técnica da web da empresa, que cuida dos dados sigilosos, auxilia no armazenamento em nuvem reduzindo armazenamento físico, faz com que os computadores continuem funcionando, auxilia em problemas com softwares específicos, etc.

O que faz um profissional de TI?

Ajuda nos problemas cotidianos

Começando nas especificações sobre o que faz um profissional de TI, podemos mencionar o que já falamos anteriormente, que é a resolução de problemas pequenos e cotidianos. O profissional de TI pode tanto ajudar na organização do cabeamento de um setor, como também destravar possíveis softwares que pararam de funcionar.

Programa o armazenamento em nuvem

Muita coisa mudou dos anos 2000 até aqui. O que anteriormente era necessário ser armazenado em caixas de papelão, hoje pode estar totalmente contido na web, através do armazenamento em nuvem. Em inglês Cloud Computing, ou computação em nuvem, trata-se da técnica de levar todos os arquivos de uma empresa para o meio digital.

Não necessariamente precisa ser na web: é possível salvar os dados em um disco rídigo longe da rede, trazendo ainda mais segurança para os dados. Mas, em suma, grandes empresas costumam alugar salas com servidores, onde é possível ter um armazenamento em nuvem particular e muito seguro, esse sendo administrado pelo profissional de TI.

Presta auxílio 24hs

A depender da empresa que estamos falando, o auxílio precisa ser constante. Neste caso, é comum contratar empresas que possuam profissionais de TI em estilo help desk out house. Trata-se de uma central de ajuda longe da empresa física, mas que está sempre disponível através de chats e chamadas telefônicas para a resolução de problemas facilmente solucionáveis.

Em outros casos, quando a situação seja um problema muito grande, surge então o profissional in house, que pode ir visitar a empresa pontualmente ou está sempre lá, trocando de turno com outro profissional que exerce a mesma função.

Profissional de TI: autônomo ou funcionário?

No início do conteúdo mencionamos uma dúvida comum de quem precisa do serviço de TI, e vamos responder agora. É possível realizar dois tipos de contratação depois de saber o que faz um profissional de TI:

  • Particular: quando você contrata um profissional para trabalhar de forma exclusiva para sua empresa;
  • Terceirizado: quando você contrata uma empresa especializada em TI para sempre estar disponível quando necessário, e que até mesmo pode deslocar algum de seus especialistas para estar sempre a postos in house, ou seja, atuando dentro da própria empresa que contratou.

Duas formas de atuação: in house e out house

Para finalizar nosso conteúdo sobre o que faz um profissional de TI, vamos explicar de forma mais clara o que é “in house” ou “out house”, dois termos já mencionados durante o conteúdo.

Em suma, o profissional in house é aquele sempre presente e que muitas vezes possui até uma sala particular na empresa. Já o segundo, é aquele que está sempre fora da empresa que o contratou, prestando serviço a distância, geralmente em home office. Até a próxima!

O que faz um profissional de TI