5 benefícios das maquininhas de cartão para os negócios

Ter uma ou mais maquininhas de cartão disponíveis para parcelar vendas em um negócio atualmente não se trata mais de um luxo, mas sim uma necessidade. Faz muitos anos que os cartões de crédito são importantes aliados de negócios de todos os segmentos, desde uma pequena confeitaria até uma grande prestadora de serviços.

Apesar das diversas opções de máquinas de cartões de crédito disponíveis hoje em dia, nem sempre foi assim, e para ter essa opção de pagamento em uma empresa era muito mais caro e burocrático do que é agora.

Os negócios de uma empresa podem ser muito mais lucrativos se houver uma parceria equilibrada com sua empresa de máquinas de cartões, e acredite, nem sempre a máquina mais barata será a melhor opção, então procure todas as informações úteis antes de comprar a sua maquininha. Isso porque as empresas oferecem diversas modalidades de planos, algumas com taxas maiores e equipamentos mais baratos, outras com o inverso, equipamentos mais caros e taxas mais baratas. 

Cada empreendedor precisa entender seu negócio e o comportamento dos seus consumidores para fazer a melhor escolha de maquininha e plano de taxas para vender bem e parcelar pelo melhor custo x benefício.

Conheça 5 benefícios que as maquininhas de cartão oferecem aos negócios

1. Atraia mais clientes

Ter um cartão de crédito já não é mais tão difícil como era anos atrás. As instituições bancárias e algumas lojas entenderam as mudanças do mercado e passaram a oferecer muito mais opções aos seus correntistas e clientes, como cartões de crédito com benefícios adicionais, anuidade reduzida, cachback, descontos em parceiros e outras vantagens.

Com essa nova realidade, mais pessoas possuem cartão de crédito, o que aumenta também o consumo. Logo, se seu negócio possui a máquina de cartões, suas chances de fechar negócios aumentam muito.

2. Menos risco de inadimplência

Antes das facilidades em adquirir uma máquina de cartão surgirem, as opções de vendas para alguns segmentos como lojas e prestação de serviços eram o carnê com crediário próprio, cheques pré-datados e boletos à prazo. Entretanto, essas opções traziam um índice negativo para as empresas, causando inclusive a sua falência: a inadimplência. 

Quando você possui suas vendas parceladas concentradas na opção com cartões de crédito, sua inadimplência simplesmente não existe, e o risco de ter prejuízos ou até mesmo quebrar por esse motivo se reduz a zero.

3. Antecipe suas receitas das vendas à prazo

Ao firmar uma boa parceria com a empresa administradora das suas maquininhas, você poderá escolher entre diversas formas de recebimento, aquela que mais ajuda seus negócios. Uma delas é a antecipação para receber sempre na hora, ou em até um dia. Essa modalidade possui taxas maiores, porém, dependendo do segmento é totalmente possível diluir esse custo em seu preço final.

4. Cobranças na sua loja ou à domicílio

Principalmente em negócios com entrega ou prestação de serviço no local do cliente, a maquininha de cartão é fundamental para facilitar a cobrança, visto que é portátil e funciona com redes móveis (3G, 4G, 5G) e também em redes wi-fi.

Alguns segmentos precisam ainda mais das maquininhas de cartão, como as farmácias, lanchonetes, restaurantes com entrega de viandas e outras lojas com serviço de tele-entrega. Os prestadores de serviços à domicílio, como pintores, pedreiros, jardineiros e empresas desentupidoras também se beneficiam desse equipamento.

5. Fique sempre atualizado nas formas de pagamento atuais

Quando você está equipado com maquininhas de cartão e uma nova forma de pagamento surge, como o PIX ou uma nova bandeira de cartão, por exemplo, essa função pode ser incluída no software do seu equipamento aumentando ainda mais as suas opções de venda. Essas melhorias na sua máquina podem ser importantes no aumento do seu faturamento e consequentemente no crescimento da sua empresa.

Como escolher uma boa maquininha de cartão?

Algumas informações importantes podem ser levadas em conta ao adquirir uma máquina de cartão. Para ter o melhor aproveitamento desse investimento, leve em consideração as características abaixo:

  • Preço do equipamento
  • Planos de recebimento disponíveis
  • Planos de taxas disponíveis
  • Garantia da maquininha
  • Recursos oferecidos pelo equipamento (recibo impresso, redes de conexão, aproximação, etc.)
  • Credibilidade da empresa administradora

Considerações finais

Para saber mais, conheça as melhores maquininhas de cartões realizando uma busca por informações na internet ou com pessoas conhecidas para saber mais sobre as vantagens de uma ou mais empresas. Como existem inúmeras opções, quanto mais você pesquisar, melhor será a parceria que você irá fechar.

Esse texto foi originalmente produzido pela equipe da Gauchaweb.

benefícios das maquininhas de cartão para os negócios