As melhores cidades para morar em 2022

É fato que a pandemia do COVID-19 fez com que as pessoas valorizassem ainda mais a qualidade de vida e bem-estar no dia a dia, fazendo até mesmo com que se mudassem para cidades que oferecessem melhores condições e estrutura, mas sem deixar de lado a tranquilidade de viver bem. Esse impacto perdura até hoje, mesmo mais de dois anos depois de seu início, principalmente devido às facilidades promovidas pelo trabalho remoto. Afinal, não é mais necessário morar na mesma cidade da empresa que se trabalha. Contudo, escolher um lugar para morar não é uma tarefa simples e, pensando nisso, preparamos o post de hoje com as 8 melhores cidades para morar em 2022.

1. Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Nossa primeira cidade não poderia ser outra, visto que Jaraguá do Sul se destaca cada vez mais devido à qualidade de vida promovida aos moradores. Mas, além disso, é considerada a quinta maior economia de Santa Catarina, o que faz com que muitos procurem uma imobiliária em Jaraguá do Sul SC a fim de aproveitar as boas oportunidades de trabalho e negócios. Devemos destacar ainda que, mesmo sendo bastante desenvolvida, a cidade mantém a natureza preservada, o que contribui ainda mais para a qualidade de vida dos moradores.

2. Belo Horizonte, Minas Gerais

Considerada uma das melhores capitais para morar no Brasil, Belo Horizonte se destaca por ser um importante polo de tecnologia. Mas, além disso, um dos principais atrativos da região é que, mesmo sendo uma capital bem desenvolvida e que oferece muito conforto à população, a cidade preserva o ar de interior. Também vale destacar que Belo Horizonte conta com opções variadas de lazer, como os bares e restaurantes, assim como arte e cultura. Por fim, devido ao desenvolvimento, oferece excelentes oportunidades de crescimento profissional.

3. Curitiba, Paraná

Considerada a capital ecológica brasileira, Curitiba é uma cidade muito sustentável e que preza pelo cuidado com o meio ambiente. Inclusive, possui mais de 60 metros quadrados de área verde por habitante, sendo o maior número do Brasil. Mas, além disso, a capital paranaense tem boa reputação em relação aos serviços essenciais, como saúde, segurança e educação, promovendo para seus moradores uma vida digna e de qualidade.

4. Vitória, Espírito Santo

A capital do Espírito Santo não poderia ficar de fora de nossa lista e sempre está presente nos rankings de melhores cidades para se viver no Brasil. Em 2022 isso não seria diferente, visto que ela já foi considerada a segunda melhor cidade do litoral brasileira e a melhor do sudeste para se viver. Isso se deve principalmente à qualidade da educação da região, assim como expectativa de vida e renda dos moradores. Contudo, também se destaca pela infraestrutura e belezas naturais incríveis.  

5. Jundiaí, São Paulo

Com excelentes índices de educação e saneamento, Jundiaí é uma cidade relativamente pequena, com pouco mais de 420 mil habitantes, mas que representa boa parte da economia do estado paulista. Isso porque, ela abriga um parque industrial com mais de 500 empresas, como Coca-Cola, Ambev, entre outras, oferecendo boas oportunidades de emprego para milhares de habitantes e atraindo novos moradores.

6. Brasília, Distrito Federal

Outra cidade que não poderia ficar de fora de nossa lista é Brasília. Considerado um dos municípios mais miscigenados do país, ele possui alta expectativa de vida, que é reflexo da boa qualidade dos serviços de saúde. Além disso, a escolarização de crianças entre 6 a 14 anos é de 97,5%, número considerado alto, assim como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Por ser uma cidade totalmente planejada, a maior do século XX e a primeira do Brasil, Brasília oferece uma estrutura diferenciada para seus moradores.

7. São José dos Campos, São Paulo

Essa é uma região muito interessante para quem quer morar perto da capital paulista, mas sem deixar de lado a qualidade de vida. Atualmente, a cidade abriga instalações de grandes empresas, possuindo economia bastante aquecida e atraindo milhares de trabalhadores de todo o país. Além disso, é o mais importante polo tecnológico da América Latina, oferecendo ainda excelente qualidade nos serviços essenciais, como saúde, educação e segurança.

8. Maringá, Paraná

Por fim, Maringá se destaca pelos altos índices de educação, saúde, segurança e sustentabilidade, sendo uma excelente cidade para famílias com crianças. Contudo, vale ressaltar ainda que ela também tem forte presença no setor imobiliário com os novos empreendimentos, assim como avança constantemente no mercado de energia solar. Portanto, é uma cidade inovadora, com facilidades e que oferece para seus moradores ótima qualidade de vida.

Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades para morar em 2022, é hora de analisar cada opção para escolher a que mais atende suas necessidades, demandas e perfil. Lembre-se que, nesse momento, ter a ajuda de uma imobiliária é fundamental para garantir encontrar não apenas a cidade, como também o imóvel ideal.

As melhores cidades para morar