Alimentos e remédios naturais para ansiedade e dormir melhor

Geralmente quem tem problemas de ansiedade, tem altas chances de ter problemas de sono também.

Problemas de ansiedade estão entre os mais difundidos na sociedade ocidental e uma das principais causas de absentismo laboral.

Embora existam drogas potentes para aliviar, bem como terapia psicológica, saiba que existem remédios naturais para a ansiedade tão eficazes e ainda saudáveis para o uso diário de qualquer pessoa, com acompanhamento médico.

Mas o que é ansiedade?

Mas o que é ansiedade

Muitas pessoas que nunca experimentaram sintomas de ansiedade se assustam quando estes aparecem. A maioria deles se manifesta como taquicardia, sudorese, distúrbios do sono, sensação de irrealidade e sensação de enlouquecer.

Eles vêm dentro de um quadro de ansiedade, e, quando aparecem, não é estranho pensar em sentimentos relacionados à morte, infarto, ou a sensação de estar perdendo a cabeça. É importante identificar esses sintomas como ansiedade para tentar aliviá-los.

Algumas pessoas são mais propensas que outras a sofrer, e a conscientização individual é o primeiro passo para superá-la. Se você sofre de ansiedade há medicamentos que podem ajudar a aliviá-la, mas é importante consultar um psicólogo e sempre optar por remédios naturais para combatê-la, ou consultar um psiquiatra para receitar medicamentos controlados.

Se você quer apenas saber de alimentos ou suplementos que podem ajudar a controlar a ansiedade e com isso, também melhorar o sono, saiba que existem certos alimentos cujos componentes influenciam no tempo de sono, abaixar a ansiedade e a dormir melhor.

Fique aqui com mais essa matéria sobre sono e alimentação. Sempre lembrando que é muito importante consultar seu nutricionista e ou médico responsável, caso o problema persistir.

Neste artigo, vamos demonstrar alguns componentes ou suplementos que podem ser utilizados para tratar quadros de ansiedade e insônia, mas não são medicamentos.

Suplementos para ajudar a dormir melhor

Os componentes a serem considerados para melhorar a ansiedade e ajudar a dormir melhor são:

Triptofano

O Triptofano é um aminoácido essencial encontrado principalmente em proteína animal.

Este componente não pode ser fabricado pelo nosso próprio corpo, de modo que tem de ser ingerido com a dieta.

O triptofano é necessário para a formação de serotonina (neurotransmissor que favorece o sono), além disso, ele é muito utilizado para tratamentos leves de depressão, ansiedade e até mesmo usado em remédios naturais para parar de fumar.

Os alimentos que o contêm: Carne, peixe, produtos lácteos, ovos, nozes e banana.

Vitamina B6

A vitamina B6 é necessária para a síntese de serotonina e pode ajudar a melhorar os quadros de ansiedade e a relaxar na hora de dormir.

Os alimentos que a contêm: Carne, peixe, bananas e vegetais de folhas verdes.

Melatonina

A melatonina, é um hormônio indutor do sono, sintetizado a partir de serotonina.

Os alimentos que a contêm: Aveia, cerejas, batatas, milho, nozes, arroz.

Alimentos ou fatores contra:

  • Estresse
  • Jantares pesados (alimentos gordurosos geram uma digestão mais lenta e pesada).
  • Evite deitar-se logo após o jantar.
  • Consumo de produtos estimulantes do sistema nervoso central, tais como o café, o chá ou o álcool.

Por outro lado, vamos listar alguns remédios naturais e dicas para você melhorar a sua ansiedade, e a partir disso, melhorar a qualidade do seu sono.

Dicas e 5 Remédios naturais para a ansiedade e melhorar o sono

Algumas dicas e chás e atividades que você pode fazer durante o seu dia, podem ajudar a controlar os quadros de ansiedade e ter uma boa noite de sono.

Confira algumas delas, que funcionam comprovadamente:

Chás que funcionam como calmantes naturais para ansiedade

Infusão de camomila é um clássico para acalmar os nervos. Acredite ou não, tem muitas propriedades para acalmar e ajudar a conciliar um sono mais tranquilo.

O chá verde por conter L-teanina, se torna um calmante muito eficaz. A coisa boa é que este aminoácido relaxa sem provocar efeitos de sonolência ou tonturas. 

Se você sofre de ansiedade, comece a tomar algumas destas infusões de 2 ou 3 vezes ao dia. Tome chá de camomila durante o dia, para dormir e verá os efeitos positivos que eles têm.

Chá de valeriana para dormir

Valeriana é uma planta que contém propriedades que reduzem o stress. Ao contrário do chá verde, valeriana causa sonolência, por isso, é aconselhável usá-la antes de deitar.

A ansiedade está diretamente relacionada à forma como o sono reparador é o sono. Se você dormir bem, você vai ver que a ansiedade durante o dia será reduzida. Você pode usá-la em infusão ou pílulas naturais vendidos em farmácias e ervanárias.

Praticar esportes por pelo menos 21 minutos

Uma estimativa de praticar esportes por pelo menos 21 minutos, é o tempo aproximado que faz com que o esporte reduza os níveis de ansiedade.

Para obter maior impacto, você deve evitar ginásios e os esportes monótonos, que lhe trazem pensamentos negativos (como correr, por exemplo). Em vez disso, opte por esportes ao ar livre que envolvam concentração no que você está fazendo, como dança ou esportes aquáticos.

Às vezes há um problema, é que os sintomas do corpo durante a prática desportiva são muito semelhantes aos da ansiedade (sudorese, taquicardia, etc.), então se você ver que, em vez de corrigir o problema você está piorando, comece com coisas simples, como caminhar, andar de bicicleta ou andar acompanhado.

Quando você encontrar-se melhor, comece com o esporte aeróbico, para se desprender desta energia que te supera.

Maracujá acalma mesmo?

O maracujá, além de ser ótimo para problemas gastrointestinais, também ajuda a dormir e a baixar os níveis de agitação muito bem, então você pode experimentá-lo antes de dormir. Você vai ver como você irá relaxar!

Você pode encontrar suplementos feitos a base da folha do maracujá, a passiflora, que podem te ajudar a dormir melhor também.

Técnicas de respiração 4-8-7

A Respiração 4-8-7, é uma técnica que ajuda a reduzir os níveis de ansiedade.

Consiste em inalar ar pelo nariz por 4 segundos. Em seguida, mantenha os pulmões bem cheios de oxigênio por 8 segundos, e depois expire lentamente pela boca durante 7 segundos.

Tente esta técnica durante o dia e antes de dormir, deixando a mente em branco ou pensando em algo positivo para lhe dar prazer.

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