Como se iniciar no motocross?

O prazer da adrenalina, o vento da velocidade e o contato intenso com a natureza proporcionados pelo motocross são únicos. Não é por acaso que cada vez mais gente quer fazer parte dessa modalidade off road, seja para competir ou apenas por hobby. 

No entanto, estamos falando de um esporte radical, que tem alguns riscos e que exige bastante força física de seus pilotos. Por isso, é preciso ter alguns cuidados antes de comprar uma moto e se jogar nas pistas. A seguir, algumas dicas que todo iniciante deveria ler antes de começar a praticar motocross.

Pratique exercícios físicos regularmente

Muita gente não sabe, mas o motocross é uma modalidade que exige bastante força física de seus pilotos, especialmente nos braços, nos ombros e nos glúteos. Mesmo que você não pretenda competir no início, é interessante estar com um bom preparo físico, para conseguir aguentar o tranco sem se machucar.

Não use qualquer moto

O motocross é um esporte que exige bastante do veículo e, portanto, pede uma moto adequada. Muitas marcas possuem modelos específicos para a prática, mas os modelos profissionais não costumam ser baratos. Ou seja, é melhor ter certeza de que você vai persistir no esporte antes de investir.

É uma boa ideia ter algumas experiências antes com uma moto emprestada de algum amigo ou um modelo usado. Um bom mecânico pode te ajudar com algumas adaptações para deixar o veículo pronto para o tranco. A suspensão, por exemplo, precisa ser boa.

Invista em equipamentos de segurança

Você não precisa investir na melhor moto logo no início, mas deve adquirir todos os equipamentos de segurança: capacete, luvas, botas, joelheiras, óculos, camisa e calça adequados para a modalidade. Esses equipamentos garantem mais conforto e te protegem em caso de queda, coisa que é bem provável de acontecer no início.

Comece numa pista fácil

Cada pista tem um nível de dificuldade, que deve ser respeitado. Portanto, se você é iniciante, escolha lugares com pouca dificuldade. Uma boa dica é começar em trilhas simples antes de partir para as pistas cheias de obstáculos que seus amigos mais experientes já frequentam.

Conheça o percurso antes de acelerar

Mesmo que a pista escolhida seja para iniciante, é de extrema importância dar algumas voltas por ela em baixa velocidade antes de começar a acelerar. Reconhecer o território, inclusive, é algo que mesmo os pilotos experientes deveriam fazer sempre.

Confira tudo antes de começar

Mesmo que a sua moto esteja com a manutenção em dia — o que é essencial —, é sempre bom conferir se tudo está funcionando bem antes de começar a trilha: rolamentos, freios, água no radiador etc. Esse é um hábito para levar para toda a sua carreira de piloto, inclusive.

Nunca vá sozinho

Como você já sabe, o motocross é um esporte com vários riscos: a sua moto pode estragar ou você pode cair e se machucar, por exemplo. Portanto, nunca é uma boa ideia ir sozinho, menos ainda se você está começando. Vá em grupos ou, pelo menos, com um amigo. Se ele tiver experiência no esporte, melhor.

Converse com quem sabe

Antes de se aventurar, procure saber o que os pilotos experientes têm a dizer sobre o esporte. Isso inclui dicas de segurança e dicas sobre os melhores lugares para começar, além de boas opções de negócios para comprar a sua moto.

Faça aulas

Essa não é uma dica obrigatória e a gente sabe que muitos pilotos pulam essa etapa. Mas, se você pode fazer esse investimento, é uma ótima ideia fazer algumas aulas com um profissional que vai te ensinar técnicas importantes sobre o esporte. Quem começa por aí, não costuma se arrepender.

Como se iniciar no motocross?