Saiba como ter mais saúde em apenas 15 minutos de treino diários com mini band

Com tantos hábitos ruins que nos rodeiam, desenvolver uma rotina saudável e mantê-la constante acaba não sendo uma tarefa tão simples quanto deveria. Além de uma alimentação adequada, ir à academia nem sempre é uma opção, especialmente com o pouco tempo disponível após o trabalho.

A evolução do trabalho à distância, o uso exagerado das tecnologias e a falta de espaço na agenda são alguns dos principais motivos que fazem com que muitos brasileiros acabem se rendendo ao sedentarismo. Conforme uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),  cerca de 100 milhões de pessoas ainda não praticam nenhuma atividade física rotineiramente.

Além das tão faladas doenças crônicas, este hábito também pode trazer consigo vários outros problemas, dentre eles os males emocionais (ansiedade, depressão, síndrome de burnout…), também chamados “doenças do século”.

Para evitar estes problemas e viver de forma saudável, alguns acessórios acabam ajudando bastante a movimentar o corpo, sem o alto custo dos aparelhos de academia e com pouco tempo na sua rotina. Trouxemos uma boa alternativa para sair de vez do sedentarismo e começar a ter mais saúde hoje mesmo. 

O que são as Mini bands?

Desenvolvidas para facilitar a prática esportiva, as mini bands são faixas elásticas de alta resistência. Utilizadas especialmente por atletas, elas tonificam e fortalecem os músculos, previnem perdas de capacidades ósseas e auxiliam na queima de gordura acumulada. Por serem bastante famosas atualmente, já é possível ver pessoas utilizando-as em academias de musculação, de dança, de pilates e até nas praças ao ar livre. 

Elas são melhores que os equipamentos de academia?

Apesar de não serem tão eficientes quanto alguns equipamentos, como é o caso da esteira para o treino de cardio, elas podem substituir tranquilamente a atuação de outros, como os halteres e as anilhas. Para quem já frequenta academia, as mini bands ajudam bastante na hipertrofia e no processo de recuperação muscular, evitando a sensação de fadiga nos treinos.

Se ir a uma academia não é uma opção para você, as mini bands, quando utilizadas corretamente, acabam sendo eficazes na tonificação de músculos e na busca pela aptidão física, reduzindo drasticamente o risco de doenças e proporcionando mais mobilidade e força para o corpo.

Quais são as vantagens de ter o acessório em casa?

Por serem pequenas e de fácil transporte, as mini bands podem ser guardadas em qualquer lugar, diferente de outros acessórios e aparelhos de treino, portanto, se você não tem tanto espaço, utilizar a mini band é uma alternativa.

As faixas elásticas também podem ser utilizadas por qualquer pessoa, principalmente por quem possui baixa mobilidade e acaba sofrendo com dores musculares: elas ajudam a reduzir o risco e tratar diversas lesões existentes, por isso é utilizada em alguns procedimentos fisioterápicos e recomendada por especialistas em educação física. 

As 4 dicas para ter mais saúde com apenas 15 minutos por dia, treinando em qualquer lugar

Para quem não tem tempo para se locomover na prática de esportes, criamos uma lista com algumas dicas para ter mais desempenho físico com apenas 15 minutos diários, utilizando uma mini band.

Além de executar corretamente todos os movimentos indicados por profissionais, também é bem importante manter a constância. Escolher um horário específico para fazê-lo é uma dica para não acabar esquecendo de se exercitar. 

Faça alongamentos: 5 minutos

Os alongamentos são treinos de mobilidade super importantes para qualquer pessoa. Com o passar de muito tempo em repouso (inclusive sentado no trabalho), alguns músculos acabaram enrijecendo e perdendo a flexibilidade, o que impede inclusive a realização de movimentos comuns do dia a dia, como abaixar-se para pegar um objeto ou andar longas distâncias. 

Existem diversos exercícios de alongamentos que podem ser realizados com faixas elásticas, dentre os quais estão as extensões, que servem para aumentar a flexibilidade dos membros e facilitar a prática de outras atividades físicas. Além disso, os alongamentos também previnem lesões, trata dores musculares e corrige a postura corporal. Fazê-los no início do dia é uma oportunidade de começar a rotina com mais energia e saúde.

Treino de cardio: 5 minutos

O treino de cardio é um dos mais famosos no mundo fitness. Muito importante para melhorar a capacidade cardiorrespiratória do corpo, esta modalidade permite tirar o corpo do sedentarismo e proporcionar uma melhor qualidade de vida: acredite! É possível fazer cardio com apenas 5 minutos diários.

A dica principal desta etapa é obedecer corretamente o treino, inclusive os intervalos pequenos de descanso. Quanto mais disposição for desprendida nos movimentos, mais eficiente serão os exercícios para o seu corpo. Caso não encontre treinos específicos de cardio com mini band, você poderá dificultar os treinos que já existem utilizando o acessório. O salto com agachamento e mini band é uma ótima opção para quem quer começar.

Treino de localizado: 5 minutos

Os treinos localizados, diferente dos exercícios de cardio, são desenvolvidos para condicionar alguma área específica do corpo: músculos inferiores, o core e os músculos inferiores.

Já que temos pouco tempo, você poderá dividir cada região para treinar em dias diferentes da semana, no caso de iniciantes, fazer isto também vai evitar fortes dores musculares no dia posterior. As faixas elásticas são ótimas nesta necessidade, agindo eficientemente em membros isolados. Seguir isto iniciará o seu processo de ganho de massa magra, perda de gordura localizada e ganho de resistência.

Apenas 15 minutos diários é suficiente?

Conforme um último estudo divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa adulta em condições normais deve realizar, pelo menos, 40 minutos diários de atividade física para prevenir o risco de doenças crônicas.

Considerando que apenas 15 minutos estão abaixo da recomendação para uma vida mais saudável, você poderá exercitar o corpo de outras maneiras ao longo do seu dia. Trocar o elevador pelas escadas, estacionar um pouco antes do trabalho para uma caminhada curta ou fazer um passeio acelerado no parque também contam como tempo de movimentação do corpo. 

O mais importante é criar hábitos rotineiros contrários às práticas do sedentarismo. Com o tempo, os benefícios dos esportes serão suficientes para incentivar novas oportunidades de manter-se sempre ativo e saudável.

Saiba como ter mais saúde em apenas 15 minutos de treino diários com mini band