Por que Will Smith bateu no Chris?

Para o público mais ocasional, que não é cinéfilo e sequer liga para a premiação do Oscar, o dia 28 de março de 2022 foi atípico pelos inúmeros veículos noticiando o caso que marcou a cerimônia da noite anterior. Simplesmente, o caso do astro Will Smith subindo ao palco para agredir Chris Rock, por conta de uma piada com Jada Pinkett Smith, esposa de Will, acabou se tornando mais importante que o evento em si, lamentavelmente. Mas o que aconteceu de fato ali?

Para ficar por dentro do que acontece no meio do audiovisual, inclusive as premiações mais importantes do meio, a melhor TV por assinatura do Brasil está ao seu dispor. Fale com um atendente através do Whatsapp SKY: +55 800 126 9090

Quem levou o tapa do Will?

O comediante Chris Rock, conhecido no Brasil pela série de comédia vagamente baseada em sua adolescência, Todo Mundo Odeia o Chris, foi esbofeteado de forma intempestiva e súbita por Will Smith, durante a 94ª cerimônia de entrega do Oscar. Constrangimento geral dos presentes e o público, que acompanhava de casa, também demorou a entender.  A data de 27 de março de 2002 deixa uma marca insólita na premiação, de forma bastante negativa, é bom ressaltar. 

A reação violenta de Will Smith tem explicação no fato de que o monólogo de Chris Rock foi desrespeitoso com sua esposa. Mas o que teria sido tão perturbador para o astro, a ponto de levá-lo a uma atitude tão drástica? Simplesmente, a fala do comediante, no meio dos tradicionais monólogos antes das premiações, fez referência a uma condição de saúde de Jada Pinkett Smith, mas não foi uma piada que mencionasse isso de uma forma direta, o que tem inflamado debates sobre os limites do humor ao redor do mundo.

O que o Chris Rock falou pro Will Smith?

Na verdade, não houve algo dito diretamente para Will Smith. O que desencadeou o infeliz incidente foi uma fala em meio ao monólogo de Chris Rock. A frase em questão foi: “…Jada, G.I. Jane 2, can’t wait to see it…”, onde, numa tradução livre, o comediante diz que mal pode esperar para assistir G. I. Jane 2, o que é uma ironia com o corte de cabelo raspado que a atriz e produtora usa hoje. Para quem não lembra, G. I. Jane (No Brasil, Até o Limite da Honra) foi o filme em que Demi Moore raspou o cabelo para interpretar uma militar.

Não parece muita coisa, mas os ânimos se inflamaram pelos reais motivos que fizeram a esposa de Will Smith usar esse corte de cabelo. É uma questão de saúde, já que ela sofre de alopecia, uma doença que faz com que os pelos do corpo caiam. Pode afetar o corpo inteiro, mas o mais frequente é que atinja o couro cabeludo, como é seu caso. Existe uma questão estética, claro, mas motivada por um problema clínico. O comediante foi infeliz no comentário? Sem dúvida, mas isso automaticamente torna certa a atitude de Will Smith? 

Agora, a polêmica que permeia os meios artísticos está armada. Will Smith já pediu desculpas pelo ocorrido, com a Academia e com Rock. Este também expressou arrependimento, mas o entendimento entre os envolvidos diretos não diminui as discussões internet afora, onde alguns ignoram até mesmo que o autor do tapa se diz arrependido do que fez e continuam a dizer que Rock apanhou pouco.

O que Jada Pinkett Smith achou do tapa?

O vídeo do evento, no momento em que a piada pro proferida, deixa claro o desagrado de Jada Pinkett Smith. Aliás, não foi a primeira vez que Chris Rock fez graça com ela, o que pode ou não ter pesado naquele momento. O incômodo é que todo mundo comenta as atitudes deles e ignora-se o que ela acha sobre tudo isso. Veículos especializados que se importaram em saber a opinião dela já noticiaram que ela achou exagerada a reação do marido e que seria melhor que o mesmo não tivesse feito aquilo.

Só podemos imaginar que foi uma exposição e uma pressão pelo qual eles não precisavam ter passado e que isso terá consequências. Na verdade, projetos com Will Smith já foram cancelados, apesar do prestígio de ter ganho seu primeiro Oscar de Melhor Ator por King Richard: Criando Campeãs. Só o tempo dirá como isso vai repercutir nas respectivas carreiras dos envolvidos.

Por que Will Smith bateu no Chris