Onde encontrar profissionais de TI?

A área de TI está crescendo bastante, uma vez que esses profissionais são capazes de trazer grandes vantagens para dentro de uma empresa, desde otimização, melhorias na experiência do usuário ou mesmo diminuição de custos.

Sendo assim, eles têm se mostrado uma ótima solução para quem está buscando desenvolver tanto um negócio físico quanto digital. Afinal de contas, um desenvolvedor de softwares garante que todas as coisas ocorram da melhor maneira possível, aumentando a visibilidade da sua empresa.

E, sabendo de todos os benefícios, é normal que você esteja à procura de um, que seja capacitado, para lhe auxiliar em alguns projetos, até mesmo para garantir que o seu investimento não seja em vão, por exemplo.

Entretanto, como encontrar profissionais de TI que sejam capazes de realizar o serviço que você deseja? Pode parecer uma questão difícil, mas através desse artigo você irá obter algumas dicas que são fundamentais. Então, não deixe de conferir esse artigo!

O que fazem os profissionais em TI?

Antes de falarmos sobre como encontrar esse profissional, será que você sabe o que ele é capaz de fazer? Será mesmo que ele é a pessoa mais indicada para resolver o problema que você está passando? Em suma, o profissional em TI é responsável por uma série de funções.

É ele quem pode dar um comando para o seu site, aplicativo ou software, por exemplo. Fora isso, um desenvolvedor consegue criar e administrar bancos de dados, monitorar redes ou oferecer suporte técnico para a manutenção de alguns produtos que já foram desenvolvidos.

Hoje em dia, o profissional de TI pode atuar em áreas bem vastas. Por isso, se você deseja um que seja capaz de realizar um serviço mais específico, o ideal pode ser procurar por um especialistas, que tenha certificação na área que deseja.

Inclusive, muitas empresas grandes procuram essa solução para poder aumentar o seu faturamento ou mesmo a visibilidade do negócio, haja vista o constante avanço tecnológico. Fora isso, o surgimento de novas linguagens de programação é outro ponto que contribui para esses profissionais.

Então, para além de saber escrever bons códigos, o profissional ainda se vê na necessidade de ser criativo e disposto a resolver uma série de problemas. Por isso, ter uma noção de empreendedorismo ou espírito de liderança pode ser um diferencial.

E isso acontece porque são características essenciais para atrair novos clientes ou fechar um número de negócios ainda maior. Ademais, ele é capaz de gerir uma equipe de desenvolvedores, por exemplo.

Sendo assim, por conta das diversas qualidades que esse profissional deve ter, pode se tornar um pouco difícil encontrar aquele que seja mais bem capacitado. No tópico seguinte, iremos falar com mais detalhe sobre a questão.

Como encontrar um profissional em TI?

A primeira coisa que você deve entender, a fim de encontrar um bom profissional de TI, é buscar por indicações. Afinal de contas, para que uma pessoa indique o trabalho de outra, sinal de que o profissional é bom e sabe o que e como fazer.

Fora isso, se é uma pessoa de sua confiança, com certeza ela não vai indicar algo que não tenha lhe sido bom. Nesse caso, as chances de contratação são maiores, uma vez que se espera um desempenho maior e baixo índice de turnover.

No entanto, como essa é uma questão que depende do seu círculo de networking, pode não ser tão acessível para você. Nesse caso, a melhor forma de atrair bons profissionais é por intermédio de uma vaga mais atrativa.

E uma das formas de fazer isso é ao comparar a sua vaga com outras do mercado. Ao fazer isso, você passa a entender se a sua proposta está dentro da realidade do mercado ou se ainda é possível oferecer um plus, para cativar bons profissionais.

Uma outra dica é apostar em sites que são voltados especificamente para questões profissionais. Dentre alguns, podemos citar:

  • ProgramaThor;
  • LinkedIn;
  • Hipester.jobs;
  • GlassDoor.

Fora isso, as ferramentas de comunidade são bons lugares para encontrar profissionais da área, uma vez que se torna capaz de entrar em contato, todos os dias, com profissionais que fazem troca de experiência.

Além disso, existem comunidades para pessoas com um certificado específico, como é o caso da ITIL Community. Fórum voltado para a discussão e aprendizado de ITIL.

Como o LinkedIn pode ajudar?

É possível que, mesmo com as dicas acima, você tenha algumas dificuldades, e isso é normal, em especial para aqueles que não tem tanto conhecimento a respeito das plataformas que citamos. Nesse caso, a rede social que mais é popular para trabalho.

Muitas pessoas do ramo corporativo utilizam para oferecer ou contratar serviços. Por isso, é uma ótima forma de encontrar um profissional de TI que se relaciona perfeitamente com aquilo que você precisa.

Onde encontrar profissionais de TI