7 dicas para ter sucesso na sua busca por emprego

Há tantas partes na procura de emprego e cada uma requer uma abordagem ou estratégia diferente. Comece dividindo sua busca de emprego em pedaços pequenos. Esta é uma ótima estratégia, especialmente se você estiver se sentindo desmotivado / sobrecarregado, pois uma busca de emprego pequena será mais gerenciável e ajudará você a obter pequenas vitórias ao longo do caminho (sem mencionar aumentar sua confiança). 

Descubra onde exatamente você se enquadra no espectro de busca de emprego e mantenha o foco. Por exemplo, se você não recebeu nenhuma entrevista, seu foco precisará estar em algum aspecto do processo de inscrição (networking, inscrição, revisão de currículo). Não gaste tempo pensando em entrevistas ou negociação salarial neste momento, pois será inútil para a tarefa em questão.

Concentre-se no que você quer

É tudo sobre o seu alvo. O que você vai atrás? Sem isso, cuidado com o roaming interminável do quadro de empregos (caramba). Quando você realmente encontra o que deseja, corre o risco de confundir o gerente de contratação com sua falta de foco. Eles vão querer saber que você está nisso para ganhar APENAS com eles. Passe algum tempo se concentrando em seu alvo.

Seja claro sobre quem você é

É tudo sobre a sua marca profissional. Aqueles em posição de contratar devem percebê-lo como a melhor pessoa para o trabalho deles – simples assim. Uma maneira de saber se é um problema de marca é se você não receber uma resposta do processo de inscrição on-line OU da sua rede. É muito provável que eles simplesmente não saibam como ajudá-lo porque você não está alinhando seu ajuste ao seu objetivo.

Identifique as melhores ferramentas para apoiar sua busca de emprego

Existem mais ferramentas do que nunca disponíveis para os candidatos a emprego, dependendo da pequena parte da pesquisa em que estão se concentrando. Se for a procura de emprego on-line e a procura de empregos, tente os quadros de empregos.

Uma das ferramentas de branding profissional mais poderosas de todos os tempos é o LinkedIn, já que a maioria dos gerentes de contratação provavelmente encontrará seu perfil antes de solicitar seu currículo

Como regra geral, você deve aparecer nas pesquisas do gerente de contratação e receber solicitações de conexão do seu setor de destino. Se não estiver, considere gastar mais tempo na otimização do perfil. Você também vai querer se familiarizar com os outros recursos/benefícios disponíveis no LinkedIn.

Tenha instalado em seu celular a CTPS Digital

Uma sacada bem legal para ajudar e adiantar o seu processo de contratação é ter instalado e configurado a carteira de trabalho digital em seu celular. Desta forma, você estará apto para ser contratado.

Entre em contato com sua rede

Embora a ideia de fazer networking possa aterrorizá-lo imensamente, ainda resta que sua melhor chance de conseguir um emprego rápido é através das pessoas que você conhece. Este deve ser o seu ponto de entrada com todos os aplicativos, se possível. 

Comece fazendo uma lista de todos que você conhece e entre em contato com base na natureza do relacionamento. Você não quer enviar e-mails para sua rede, mas sim abordar cada contato estrategicamente. 

Se você precisar de mais dicas de rede para se sentir confortável, pelo menos comece anotando os nomes de seus contatos offline e online (LinkedIn). Este é um ótimo primeiro passo para ver as possibilidades que existem antes mesmo de você ir para os quadros de empregos.

Tenha cuidado em cada aplicação

Conhecer a si mesmo é a primeira parte. Comunicá-lo externamente, e bem, é a outra metade da história. Você precisa ser capaz de caminhar e falar, especialmente onde sua primeira impressão está em jogo. 

Não basta ter o melhor pitch de elevador sem o melhor currículo (e vice-versa). Se você sente que está se candidatando a centenas de empregos sem uma resposta, ou está fazendo o processo de inscrição da maneira errada OU não está se identificando efetivamente no processo de inscrição. 

Reserve um tempo para adaptar seu currículo e carta de apresentação e, pelo amor de Deus, tente encontrar um contato para apresentá-lo (porque os quadros de empregos e os ATS são o pior caminho possível)!

Pense Positivo

É verdade. A falta de positividade às vezes é difícil de detectar em nós mesmos, mas é facilmente detectada por pessoas de fora. Você não quer nem seguir esse caminho, então você pode querer passar algum tempo reconhecendo suas armadilhas de positividade e, em seguida, colocando em ação um exercício simples que dará um impulso ao seu jogo mental.

Ao iniciar sua busca de emprego com estes 7 passos, você começará a se sentir mais confiante de que está tomando as medidas corretas para conseguir um emprego.

dicas para ter sucesso na sua busca por emprego