5 dicas para criar um currículo matador

Você está prestes a começar sua busca por emprego e sabe o que vem a seguir, precisa escrever um currículo ou atualizá-lo. O pensamento de escrever um bom currículo pode querer fazer você sair e comprar um bilhete de loteria e esperar o melhor, mas não é tão difícil! Aqui estão algumas dicas de redação de currículo que podem ajudar a colocar seu currículo no topo da pilha.

Dica 01: Crie seu currículo pensando no seu empregador

Ao iniciar o processo de redação do currículo, lembre-se de que seu futuro empregador analisa um currículo de maneira diferente da sua. Eles estão examinando seu currículo para ver se você possui as habilidades e/ou experiência que os ajudarão não apenas a preencher uma posição, mas a melhorar a empresa. Por isso, você precisa saber criar um bom currículo.

Então, quando você escrever seu currículo, certifique-se de que suas habilidades e experiência são o que salta para o leitor logo de cara. Como? Prossiga para a dica nº 2! 

Dica 02: Considere um resumo

Ao iniciar seu currículo, considere substituir o antigo objetivo padrão do currículo por um novo e poderoso resumo de qualificações. Por quê? Porque os objetivos do currículo muitas vezes podem ser chatos ao usar imóveis valiosos em seu currículo! 

Um resumo das qualificações oferece ao seu potencial empregador um resumo de três linhas do que você está trazendo para a mesa em relação às suas habilidades e experiência (Lembre-se da dica nº 1).

Dê uma olhada no exemplo abaixo de um objetivo de currículo padrão de um de nossos clientes e o resumo de qualificações que foi usado para a mesma pessoa e decida por si mesmo o que cria uma impressão mais forte.

  • Objetivo do currículo: Obter uma posição em vendas onde eu possa usar minha experiência de trabalho e crescer com uma empresa.
  • Resumo das qualificações: Mais de 12 anos de experiência em vendas, marketing e publicidade. Hábil na criação e apresentação de apresentações de vendas, facilitando feiras e aumentando a base de novos clientes. Proficiente com o software MS Office, bem como programas de banco de dados.

Dica 03: Traga ação para seus pontos de bala

Seja qual for o formato de currículo que você escolher, você vai querer ter certeza de que suas habilidades e experiência criam a impressão de que você é uma pessoa de ação. Para conseguir isso, você deve certificar-se de que cada um dos pontos de bala de seu currículo que descrevem suas habilidades ou experiência comece com uma palavra de ação de currículo que se ajuste à sua frase. Exemplos incluem palavras como (desenvolvido, gerenciado, facilitado, organizado…). Não perca a oportunidade de fazer esses pontos trabalharem para você em seu currículo.

Dica 04: Obtenha informações privilegiadas sobre sua concorrência

Reserve alguns minutos e pesquise a empresa para a qual você está se candidatando, analisando a descrição do trabalho e acessando on-line para ver o site da empresa. Por quê? Porque cada empresa usa seu próprio estilo de linguagem como parte da cultura de sua empresa. 

Portanto, se a empresa que você está segmentando tende a repetir certas palavras-chave em sua descrição de trabalho ou em seu site, certifique-se de direcionar suas habilidades e experiência para essas palavras-chave. 

Por exemplo, se você vir que a descrição do trabalho de uma empresa repete a frase “atendimento ao cliente”, várias vezes, certifique-se de que suas habilidades e experiência incluam atendimento ao cliente!

Dica 05: Espaço em branco é bom espaço

O espaçamento vazio entre seus parágrafos e títulos em seu currículo também é conhecido como espaço em branco. Este espaço é muito importante para o seu currículo, pois cria um “fluxo” ou legibilidade para o seu leitor de currículo. 

Se houver muitas informações em seu currículo, ele parecerá ocupado e difícil de ler. Mantenha margens decentes em torno de seu currículo e certifique-se de que seu espaçamento seja igual para todos os seus parágrafos e marcadores para que seu currículo flua bem.

Conclusão

Lembre-se, você nunca terá uma segunda chance de causar a primeira impressão!

Use essas dicas de redação de currículo e você estará escrevendo um bom currículo que cria uma impressão poderosa e duradoura.

Sucesso na sua procura de emprego!

dicas para criar um currículo matador