Pronto para ser a próxima Coco Chanel ou Ralph Lauren? Mesmo que você não se torne um nome famoso global, iniciar um negócio de roupas pode trazer grandes benefícios para um aspirante a empreendedor.
Isso é especialmente verdadeiro se você estiver procurando vender online. O comércio eletrônico de moda cresceu muito nos últimos anos.Um em cada quatro itens vendidos online, é roupa.
Se você está pensando em começar uma loja virtual de roupas, fique ligado nas dicas a seguir.
1. Escolha um tipo de roupas para vender
No barulhento mundo da moda, considere vender produtos que preencham as lacunas do setor. Você pode oferecer uma coleção inteira com base em um nicho específico, como roupas sem gênero, ou lançar com um produto de vestuário especial, como uma gola alta funil. Para obter mais ideias de produtos, devore publicações de moda, siga influenciadores de estilo e ouça podcasts de moda para que você possa entender as tendências antes que elas surjam.
2. Escolha um modelo de negócios
Existem vários modelos de negócios que você pode usar para iniciar seu negócio de roupas, cada um com seus próprios prós e contras a serem considerados. A escolha certa muitas vezes é aquela capaz de equilibrar rentabilidade com simplicidade. As opções incluem:
Fazer suas próprias roupas:
Se você tem habilidades de costura e experiência em produção, pode criar suas roupas à mão. Isso requer acesso a uma máquina de costura, que você pode comprar ou alugar. À medida que sua empresa cresce, você pode decidir contratar designers para ajudá-lo a escalar mais rapidamente.
Trabalhando com fabricantes:
Você quer ter controle sobre o design do seu produto, mas não tem tempo ou habilidade para fazer os itens sozinho? Considere trabalhar diretamente com os fabricantes para dar vida às suas criações exclusivas. O fabricante certo ajudará você a dimensionar sua produção rapidamente. Se você tiver metas de crescimento para o ano, certifique-se de comunicá-las aos produtores para que eles tenham uma ideia de suas necessidades de estoque. Sem um fabricante, pode ser difícil ou mesmo impossível acompanhar o aumento da demanda se você fizer roupas à mão.
3. Escreva um plano de negócios e crie metas
Começar uma loja de roupas vem com muitas considerações. Você precisará determinar quanto reservar para lançar sua loja, se deve buscar capital adicional para seu empreendimento e se é necessária ajuda externa para a produção, distribuição e aspectos legais do negócio. Criar um plano de negócios fornecerá um roteiro de como abordar essas coisas e lançar com sucesso.
4. Construa sua loja online
Você tem um plano de negócios, agora é hora de colocar esse plano em ação!
Existem várias plataformas por aí para ajudar nesse processo de criar uma loja virtual grátis, que permite que empreendedores vendam todos os tipos de produtos de vestuário com facilidade.
Escolha um tema. Um tema é a estética ou design da sua loja online.
Tire belas fotos de roupas. Os recursos visuais do seu site servirão como modelo para sua marca de roupas, portanto, certifique-se de investir em sessões de fotos profissionais. Se você não tiver um orçamento grande o suficiente, seu smartphone e alguns truques podem ajudá-lo a capturar fotografias com aparência profissional. Certifique-se de capturar os principais detalhes: acabamentos, fechamentos e textura do tecido.
Crie páginas de produtos. Preencha suas páginas de produtos com imagens e descrições de suas peças. Com roupas, é crucial mencionar detalhes sobre comprimento, tamanho e ajuste. Você também pode incluir instruções de cuidados, para que os clientes saibam como prolongar a vida útil de seu investimento.
Lembre-se de aprimorar sua presença online conectando sua loja digital a páginas de mídia social como Instagram e Facebook.
5. Escolha seus canais de marketing
Depois de configurar sua loja, considere como você vai comercializar sua linha de produtos. Investir em marketing de conteúdo através do seu site é uma ótima forma de melhorar sua presença nos buscadores. Você também pode experimentar o marketing de influenciadores enviando Amostras Grátis de suas roupas para pessoas relevantes para mostrar online.
À medida que sua empresa cresce, você pode começar a investir mais em oportunidades promocionais, explorando os benefícios de anúncios pagos, e até mesmo colaborações com outras marcas de roupas respeitáveis.