Tanque de polipropileno, qual a sua função?

O tanque de polipropileno é um recipiente fabricado para armazenar certos tipos de líquidos, que necessitam de um cuidado maior no seu manuseio. Eles são fabricados em vários formatos e tamanhos diferentes, e possuem a função de proteger o líquido e o meio ambiente.

Caso você ainda não saiba o que é o polipropileno, iremos esclarecer aqui nesse artigo algumas curiosidades sobre esse material, e por que ele é utilizado na fabricação desses tanques.

O que é o polipropileno?

O polipropileno é um plástico de engenharia muito resistente. Ele é utilizado na construção de peças que necessitam de uma boa durabilidade e uma alta vida útil, como por exemplo, as peças usadas nos carros fabricados pela indústria automobilística.

Com o exemplo acima, já percebemos que esse material não é um material comum, possuindo muitas qualidades, como:

●  Baixo custo;

●  Fácil moldagem;

●  Alta resistência ao desgaste mecânico;

●  Resistência química;

●  Material atóxico;

●  Boa estabilidade térmica;

●  E resistência à flexão.

Quando pensamos em plástico, temos a ideia de um material sensível. Mas, como podemos observar acima, o polipropileno é um material muito resistente e com uma alta vantagem de uso.

Como é produzido um tanque de polipropileno e qual a sua aplicação na indústria?

O tanque de polipropileno é fabricado com uma técnica exata de cálculo de espessura. Pois, qualquer erro em sua fabricação pode resultar em um acidente de trabalho, como por exemplo, no caso de um dos tanques que armazenam ácido sofrer avarias e deixar o produto escapar.

Os cálculos de fabricação levem em conta:

●  Peso especifico do liquido;

●  Temperatura do líquido;

●  Fator de solda;

●  Diâmetro e altura;

●  Resistência química do material;

●  Coeficiente da resistência do plástico em 10 anos.

Eles são utilizados para armazenar líquidos corrosivos ou prejudiciais à saúde, como; ácidos e soluções químicas.

Em comparação com os tanques de aço inox, eles possuem as mesmas qualidades e benefícios, contudo, os tanques de polipropileno saem mais em conta devido ao baixo custo do material.

Por esse motivo, as empresas do mercado especializadas em produtos corrosivos procuram cada vez mais o equipamento fabricado em polipropileno.

Onde comprar um tanque de polipropileno?

Este material tem um papel muito importante em várias indústrias, pois permite a armazenagem correta e segura de produtos perigosos. Por isso, é essencial adquirir um tanque de qualidade.

Existem muitas empresas que fabricam esse material, e com uma pesquisa rápida é possível encontrar várias opções. Mas, dê preferência para aquelas produtoras que respeitam as normas técnicas, praticam um bom preço e são bem avaliadas pelos clientes.

Tanque de polipropileno, qual a sua função?