Sistema de exaustão para gases químicos, qual sua função?

Hoje vamos falar um pouco a respeito do sistema de exaustão para gases químicos, que trata-se de um equipamento criado para ser usado em várias áreas, mas especialmente em ambiente de laboratório.

Há vários incidentes registrados envolvendo reações químicas que causam grandes riscos à integridade física das pessoas. A seguir algumas informações úteis para que você entenda melhor sobre o sistema.

Qual a função de um sistema de exaustão para gases químicos?

O Sistema de exaustão para gases químicos tem uma função especial em laboratórios químicos. Suas tarefas são primordiais. Deve eliminar por completo gases voláteis e tóxicos de um ambiente para proteger as pessoas, equipamentos e produtos.

Dependendo das operações realizadas, os laboratórios utilizam diferentes elementos químicos e realizam operações tecnológicas que vão desde a liberação de fumaça, vapores, gases (nocivos ou não) e partículas atomizadas.

Precauções na utilização do sistema

A organização do sistema de ventilação em laboratórios químicos é um processo muito exigente. A necessidade de ar fresco depende dos materiais usados, equipamentos e a forma operacional da instalação. O projeto e a instalação do sistema devem ser realizados com o máximo cuidado e responsabilidade, excluindo qualquer tipo de falha.

Em laboratórios, independentemente do tipo, deve ser fornecida ventilação forçada e exaustora. Este é o caso quando os ventiladores são instalados no lado do ar de entrada e o ar de exaustão é gerado naturalmente devido à sobrepressão criada pelos ventiladores e sopradores. É importante que o ar poluído não se misture com o ar limpo durante a operação do sistema de ventilação.

Conclusão

Para resumir as coisas mais importantes sobre o sistema de exaustão para gases químicos: A ventilação instalada corretamente é uma garantia de segurança. Deve ser instalado em estrita conformidade com as regras e regulamentos. Desvios desses padrões podem levar a perdas humanas e, portanto, devem ser excluídos.

Ao organizar a ventilação em laboratórios, uma abordagem integrada deve ser adotada e todos os fatores do trabalho subsequente devem ser levados em consideração. Ele só precisa ser usado com ventiladores e sopradores industriais de alta qualidade.

Sistema de exaustão para gases químicos, qual sua função?