Acidente com choque elétrico, saiba o que fazer

A cada ano que passa, mais e mais equipamentos e maquinários eletrônicos são instalados em fábricas e grandes empresas. Inevitavelmente, uma hora ou outra, acidentes envolvendo estes sistemas acontecerão. Portanto, para evitar um acidente com choque elétrico, é de extrema importância que os funcionários saibam o que fazer caso uma emergência ocorra.

Choques elétricos são extremamente perigosos, podendo, inclusive, levar uma pessoa ao óbito. Dependendo da intensidade, caso escape viva, pode ficar com sequelas irreversíveis.

Apesar de que uma das principais formas de se proteger de um choque é usando o equipamento de segurança adequado, ainda assim ela não é a única. Por isso, venha ficar por dentro de tudo o que você precisa saber sobre este tipo de acidente no trabalho!

O perigo do acidente com choque elétrico

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, o número de acidentes em 2020 com eletricidade foi de até 853 casos, sendo que, desse número, 691 foram choques fatais.

O que é mais alarmante ainda é que esta situação parece não melhorar muito, nem mesmo de um ano para o outro. Ainda segundo a pesquisa, em 2019 o número de óbitos foi de 697.

O que estes dados mostram, infelizmente, é que ainda há muito o que fazer para diminuir significativamente estes números. Não basta apenas oferecer equipamentos de segurança, o verdadeiro trabalho a ser feito está na conscientização e treinamento tanto dos empregados quanto dos empregadores.

Como evitar acidentes com choque?

Embora a conscientização seja fundamental para evitar problemas com choque elétrico, é igualmente fundamental que, independente do ramo industrial, toda empresa tenha seus Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

Um profissional que trabalhe diretamente com linhas energizadas, por exemplo, tem de utilizar luvas, calçados emborrachados, máscaras, uniformes, bem como outros materiais isolantes.

Segundo a Norma Regularizadora (NR) 06, todo empregador tem o dever de providenciar todos os EPIs adequados para o trabalho a ser realizado. Portanto, é importantíssimo que a empresa tenha alguém para acompanhar toda a escolha dos equipamentos, bem como identificar todos os potenciais riscos de acidentes. Dessa forma, poderá fazer as mudanças necessárias em sua empresa para garantir ainda mais segurança.

Veja também Curso Eletricista Instalador, uma ótima oportunidade para o mercado de trabalho.

Principais EPIs contra acidente com choque elétrico

Para te ajudar a evitar um possível acidente com choque elétrico em sua empresa, decidimos separar alguns dos principais EPIs. Confira!

  • Calçados de Segurança;
  • Capacete de Segurança Classe B;
  • Luva Isolante de Alta Tensão;
  • Luva Vaqueta;
  • Protetor Auricular;
  • Protetor Solar;
  • Óculos de Proteção;
  • Cinto Paraquedista;
  • Vestimenta anti-chamas.

Confira a seguir um pouco mais sobre alguns destes EPIs:

  • Calçado de Segurança: para que os seus funcionários estejam sempre protegidos, você deve procurar por botinas que contenham a certificação do Ministério do Trabalho – esta certificação garante que sua execução seguiu todas as normativas necessárias.
  • Luva Isolante de Alta Tensão: garantem a tranquilidade e a proteção de quem precisa estar em contato direto com linhas de alta tensão;
  • Manga Isolante de Borracha: garante proteção aos braços do funcionário, proporcionando muito mais segurança para o trabalho;
  • Cinto de segurança: principalmente no caso de trabalhadores que fazem a manutenção de redes elétricas e precisam trabalhar em grandes altitudes. Entretanto, este cinto
  • Também é projetado para proteger o seu funcionário de quaisquer acidentes envolvendo choque elétrico;
  • Vestimentas especiais: tanto camisetas quanto calças feitas especialmente para proteger seu funcionário de possíveis choques elétricos;

Quando devo usar os EPCs?

Os EPCs, ou melhor: Equipamentos de Proteção Coletiva, são bons aliados na hora de evitar acidentes envolvendo eletricidade. Nós preparamos uma lista com os principais EPCs para estas ocasiões. Confira!

  • Detector de tensão com luz e som;
  • Vara de manobra para alta tensão;
  • Conjunto de aterramento;
  • Cobertura Isolante de AT;
  • Cobertura Isolante de BT;
  • Escadas;
  • Cones de sinalização 750mm;
  • Cordas e Fitas para Isolamento de área;
  • Sacolas para levantar materiais;
  • Lood Booster;
  • Placas para fazer a sinalização;
  • Kit de primeiros socorros.

Como você pode ver, boa parte destes equipamentos servem também para sinalizar possíveis acidentes que já tenham acontecido, evitando, dessa forma, novos acidentes.

O que diz a NR-10?

A NR-10 versa sobre a garantia de segurança em instalações e serviços em eletricidade. Esta Norma Regulamentadora tem como objetivo regular as empresas do ramo, seu foco é ajudar na diminuição do número de acidentes envolvendo grandes fontes de energia, por meio de procedimentos e pré-requisitos para que o trabalho possa ser feito com segurança.

O cumprimento da NR-10 é obrigatório para todas as empresas onde os funcionários possuem funções de transmissão, geração, distribuição e consumo de energia.

Outra determinação da NR-10 é o treinamento dos funcionários, para que eles saibam tanto como prevenir quanto reagir, no caso de acidente com choque elétrico. O treinamento deve ter, no mínimo, 8 horas de para que os seus funcionários estejam sempre protegidos, você deve procurar por botinas que contenham a certificação do Ministério do Trabalho NR-10 é a realização periódica de manutenções em todo o maquinário da empresa. Segundo a Norma, fazer manutenções preventivas é fundamental.

Afinal, uma máquina que está apresentando defeitos é um grande problema para toda a empresa e, principalmente para os funcionários!

Um diferencial para quem trabalha com serviços elétricos é ter o certificado no Curso NR 35 Trabalho em altura

Outro ponto, frequentemente abordado pela Norma, é justamente os treinamentos pelos quais os funcionários devem passar. A falta de informações é um dos principais agravantes na hora em que um problema envolvendo eletricidade ocorre, pois ninguém sabe de nada – o que, infelizmente, pode levar à uma grande perda (tanto de vidas humanas quanto financeiras). Portanto, a empresa que tem trabalhadores bem preparados evita problemas de todas as ordens.

Os danos que um acidente com choque elétrico pode causar podem ser devastadores, principalmente se a empresa também conta com químicos inflamáveis – correndo o risco de gerar uma explosão.

Mas agora que você já sabe tudo que precisa sobre os acidentes com choque elétrico, bem como a gravidade do tema, só falta entrar em contato conosco e fazer o seu orçamento!

Acidente com choque elétrico