Entenda como funciona um lavador de gases industriais

O lavador de gás tem sido um meio eficaz de limpar os fluxos de exaustão gerados em fábricas, usinas de energia e outras instalações industriais por muito tempo, e os depuradores modernos podem remover poluentes de forma mais eficaz como jamais visto.

Ao usar um lavador de gás industrial com os recursos certos, você pode evitar que poluentes nocivos entrem na atmosfera. Fique com a gente para entender melhor abaixo.

O que são lavadores de gases industriais?

Os depuradores industriais são dispositivos usados ​​para remover poluentes de fluxos de exaustão industriais. Esses poluentes incluem partículas e gases que seriam prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. O fluxo de exaustão passa pelo purificador onde é limpo de contaminantes prejudiciais antes de ser liberado no meio ambiente.

O purificador captura e armazena componentes nocivos para garantir que o escapamento que sai do purificador seja limpo de quaisquer contaminantes. Indústrias de todos os tipos usam depuradores para tornar suas operações mais ecológicas e limpas.

Qual a função de um lavador de gás?

Os humanos causam a poluição do ar já faz muito tempo, mas com a Revolução Industrial o problema ficou muito mais evidente. Os processos industriais que movimentaram o mundo também trouxeram alguns efeitos negativos. Foi somente na segunda metade do século 20 que muitos países tomaram medidas governamentais para reduzir a quantidade de toxinas liberadas no ar.

A criação do lavador de gás foi fundamental para que isso acontecesse. Ele acabou conseguindo reduzir drasticamente os poluentes que as indústrias liberam no meio ambiente. O resultado é um ar mais limpo e saudável para o planeta e para as pessoas.

Tipos comuns de contaminantes que os depuradores podem remover

Material particulado

Alguns contaminantes são partículas sólidas que podem poluir o ar. Estes incluem, por exemplo, as partículas de carbono contidas na fumaça, bem como a poeira combustível e explosiva. Partículas no ar podem criar uma aparência turva e representar riscos à saúde.

Gases ácidos

Os gases ácidos são um dos poluentes mais comuns, que precisam ser limpos. Os gases ácidos são prejudiciais à saúde e muitas vezes corrosivos. Alguns dos maiores culpados são dióxido de carbono, óxido nítrico, ácido clorídrico, sulfeto de hidrogênio, dióxido de nitrogênio e óxidos de enxofre.

Compostos orgânicos voláteis

Alguns depuradores também podem remover compostos orgânicos voláteis – produtos químicos feitos pelo homem que podem ser prejudiciais à saúde humana e ao bem-estar do meio ambiente.

Quando os compostos orgânicos voláteis são liberados no ar sem controle, as reações fotoquímicas podem levar à formação de ozônio, partículas finas e outros poluentes gasosos que contribuem para a formação de nevoeiro contaminado por fumaças.

Lavador gases industriais