Poluição do ar e os benefícios do lavador de fumaça

O lavador de fumaça é um grande aliado das indústrias para o controle de poluentes emitidos por elas durante suas atividades. É muito importante estar atento ao controle dos poluentes atmosféricos para a preservação ambiental e também para evitar multas relacionadas ao caso.

Por esse motivo, é esperado uma maior conscientização das empresas, já que existem muitas formas de monitoramentos e métodos de controles disponíveis no mercado para lidar com a poluição atmosférica.

O que é um lavador de fumaça?

O próprio nome lavador – relacionado à limpeza, já nos dá uma dica da sua função. Então, o que seria um lavador de fumaça?

Eles são equipamentos fabricados em chapas de polipropileno, responsáveis por fazer a purificação do ar, “lavagem”, transformando o ar poluído em um ar respirável sem danos à saúde.

Em sua composição está um motobomba centrífuga, enchimentos, bicos pulverizadores e chaminé de descarga dos poluentes eliminados. E todo o seu processo de montagem é feito via soldagem por termofusão, a fim de evitar qualquer brecha estrutural.

Como funciona o lavador de fumaça?

O ar poluído por gases prejudiciais à saúde e ao meio ambiente entram dentro do equipamento onde se encontra um sistema de filtragem para a purificação da fumaça.

Existem dois tipos de filtros que podem ser usados em um lavador de fumaça: o filtro de lavagem a seco e o filtro de lavagem úmido.

Os filtros lavadores úmidos usam uma solução líquida para capturarsubstâncias prejudiciaisna forma gasosa. Ao entrarem em contato com a solução de limpeza, as substâncias danosas acabam ficando presas na forma líquida, separando assim o ar puro de seus poluentes.

E independentemente do tipo filtro adotado pelo equipamento, os resultados nos dois casos são exatamente os mesmos.

Quais são os seus benefícios para o meio ambiente?

Sabemos que alguns gases que são soltos na atmosfera pelas indústrias são muito prejudiciais à saúde e para o planeta em que vivemos.

Quando esses gases poluentes chegam até a atmosfera, podem interferir diretamente na camada de ozônio, responsável por nos proteger das radiações solares.

Além disso, os gases agem diretamente no sistema respiratório humano, causando danos de longo e curto prazo para todos aqueles que respiram esse ar adulterado constantemente.

Por esse motivo, os lavadores de fumaça foram criados com o intuito de diminuir significativamente os gases poluentes liberados na atmosfera pelas grandes empresas.

Com esses equipamentos capturando o ar para realizar a despoluição antes de devolvê-lo para o meio ambiente, podemos ficar um pouco mais tranquilos em relação a nossa saúde e a saúde do planeta.

Poluição do ar e os benefícios do lavador de fumaça