Lavador de Gases Tipo Venturi

Um lavador de gases tipo venturi se destaca na remoção de partículas e até mesmo alguns poluentes gasosos. No entanto, eles podem exigir mais energia para operar em algumas aplicações, por exemplo.

O que é um lavador de gases tipo venturi?

O lavador de gases tipo venturi foi nomeado em homenagem a um físico italiano, o efeito Venturi ocorre quando gás ou líquido é forçado através de uma garganta e se torna um acelerador para aumentar a velocidade do fluxo de fluido ou gás que passa. Este tipo de lavador consiste em três seções, cada uma desempenhando um papel importante no processo de resfriamento. A primeira seção é uma seção convergente; tem a forma de um funil.

É aqui que entra o fluxo de gás de entrada. À medida que o espaço na garganta encolhe ou o funil estrangula, a velocidade do gás aumenta. Em seguida, o líquido é introduzido na entrada da seção convergente ou próximo à garganta do funil.

Com isso, o gás que flui rapidamente causa turbulência. A turbulência e as velocidades de alta energia fazem com que o gás e o líquido interajam e formam pequenas gotículas. Com isso, o gás e o líquido que foi atomizado passam pela segunda parte do aparelho que é um cone divergente. O líquido em quantidade maior é desacelerado até chegar à terceira seção do equipamento, que é o separador ciclônico onde é separado o líquido remanescente.

Portanto, o separador de ciclone é um recipiente onde o gás flui através das paredes de um ciclone, removendo líquidos e partículas em um fenômeno chamado separação por vórtice. Aqui, a maior parte do gás desacelera e entra na terceira seção, o separador de ciclone, onde é separado do restante do líquido.

Lavador de gases molhado x seco

Os dois tipos de lavadores de gases têm a mesma função, ou seja, a remoção de elementos nocivos dos fluxos de gases industriais. O que eles fazem, no entanto , difere.

Lavador de gases molhado

Como o nome sugere, um purificador úmido usa uma solução, geralmente água ou uma solução à base de água, para saturar as partículas e compostos no fluxo de exaustão para pesar e removê-los dos gases.

Lavador de gases seco

Já, um lavador a seco não satura as partículas; Um purificador a seco usa reagentes secos que entram em contato com o fluxo sujo, que então reagem e neutralizam os compostos perigosos ou os absorvem em outra substância menos nociva.

Comparado a um lavador úmido tradicional, o lavador de gases tipo venturi é mais eficaz na redução do fluxo de partículas porque não obstrui ou suja tão facilmente quanto um lavador úmido.

Lavador de Gases Tipo Venturi