Saiba por que food trucks ganham cada vez mais espaço no mercado de alimentação

Em um mundo cada vez mais integrado, onde tempo e dinheiro correm lado a lado numa rotina frenética, as pessoas buscam por cada vez mais praticidade desde o trabalho até as coisas simples do dia a dia, como a alimentação. 

Não à toa, a venda e consumo de alimentos na rua tem se tornado cada vez mais comum, ocupando um espaço nunca antes visto no mercado da alimentação. Os food trucks se tornaram exemplo dessa escalada, e estão espalhados por todos os cantos das grandes cidades. 

O que é food truck?

Os food trucks, nome do inglês que significa literalmente “caminhão de comida”, são tradicionalmente modelos de compra e consumo de alimentos dos Estados Unidos. 

Costumam ser equipados para produzir todo tipo de alimento, podendo conter desde cozinhas completas para preparo de alimentos tradicionais e lanches, até máquina de sorvete para oferecer sobremesas em geral. O leque de opções é gigantesco.

Tudo é equipado em um veículo, que costuma ser um trailer, furgão, ou qualquer tipo de veículo automotor com espaço suficiente para equipamentos de produção e venda de alimentos. Daí o nome. 

Dessa forma, não há a necessidade de adquirir um ponto comercial ou cuidar de outras questões burocráticas que envolvem o funcionamento de uma empresa. Ainda existem critérios a se atentar com a legislação local, mas muito menos conflituosos.

Para o público, a praticidade de comprar o alimento direto na rua e por preços mais acessíveis que condizem com o valor do produto também é um atrativo. 

Food trucks no Brasil

A tendência chegou ao Brasil, se intensificou principalmente nos anos finais da década de 2000 e se adaptou muito bem aos costumes brasileiros. Por aqui, os food trucks podem servir desde novidades do ramo alimentício como o tradicional arroz-com-feijão. 

Tudo isso evoluindo com estruturas cada vez mais bem elaboradas e profissionais capacitados. Se estabelece então como um negócio certeiro graças à correria típica do brasileiro da cidade grande no horário de almoço, ou que participa de grandes eventos.

A importância de se destacar o food truck

O que antes era uma grande novidade, hoje os food trucks já fazem parte da rotina dos brasileiros. Ainda assim há espeço para novos estabelecimentos e lucrar com eles, mas como em todo segmento, é preciso se destacar.

Alguns pontos devem ser seguidos para se destacar no mundo dos food trucks:

  • Faça uma boa avaliação de mercado;
  • Fique atento às novidades do mercado, legislações de funcionamento de food trucks na sua cidade e de segurança alimentar;
  • Invista em participar de eventos, locais de grande movimento, horários de maior consumo, descubra como esses fatores podem beneficiar seu negócio;
  • Faça um plano de negócios e marketing que destaque seu food truck não apenas pelo alimento oferecido, mas também pelo poder visual e de convencimento;
  • Capacite-se, não fique na “mesmice”, agregue conhecimento continuamente e demonstre paixão pelo que oferece.

Food trucks que se destacam, ganham espaço na mídia e nas indicações dos clientes, são os que investem em todas as possibilidades, pois é um modelo de negócio que vai além de simplesmente vender alimentos na rua, é uma marca a ser vendida e propagada.

food trucks