Como o laser age na pele?

A utilização de laser na pele como ferramenta para tratar ou resolver problemas locais é muito conhecida por seus benefícios e possibilidades. É possível reverter alguns sinais de envelhecimento, manchas, ou mesmo utilizar a tecnologia para remoção de tatuagem. 

O laser age na pele estimulando as células da região a responderem de acordo com a finalidade do tratamento, ou seja, as diversas técnicas de aplicação de laser na pele estimulam os resultados através da ação do mesmo sobre as células.

Como são os tratamentos com laser na pele?

O laser pode agir na pele de diversas maneiras. As diferenças ficam por conta da forma como a tecnologia é aplicada e da quantidade e duração das sessões, para assim obter sucesso em sua finalidade, que pode ser:

  • Remoção de manchas;
  • Remoção de olheiras;
  • Remoção de cicatrizes e vasinhos;
  • Rejuvenescimento;
  • Depilação;
  • Remoção de tatuagens.

A aplicação de laser na pele deve ser indicada por dermatologista após avaliação. Isso porque é importante entender as condições em que o órgão se encontra para evitar consequências como ferimentos ou bolhas por causa de aplicação descuidada. 

Por isso, é importante que os profissionais sejam qualificados, bem indicados e experientes, além de transmitir segurança de que o tratamento terá sucesso sem problemas maiores. 

Laser para remoção de manchas

O tratamento de laser na pele para a remoção de manchas ocorre quando este atrai os melanócitos, células epiteliais que produzem a melanina, de modo a uniformizar a cor da pele na região. Também estimula maior produção de colágeno e elastina.

Os principais tipos de laser na pele para remoção de manchas são o de luz pulsada e o laser de CO2 (dióxido de carbono, o gás carbônico), que também pode ser indicado em tratamentos de acne. 

Laser para remoção de olheiras, cicatrizes e vasinhos

O laser na pele para remoção de olheiras tem por finalidade estimular a eliminação das moléculas de substâncias que causam o escurecimento da região. Geralmente é utilizada o laser ou a luz intensa pulsada. 

Para eliminar cicatrizes, rosáceas e vasinhos da pele, a utilização do laser também é indicada, pois atua na redução da inflamação e melhoria da aparência da pele. 

Laser para rejuvenescer e depilar

O tratamento a laser ajuda na promoção do rejuvenescimento porque estimula a produção de colágeno na pele, reduzindo sinais de idade como rugas, flacidez e marcas de expressão profundas. 

A depilação a laser é indicada em alguns casos e tem alta eficácia, pois elimina os pelos da região de forma muito mais efetiva que outros métodos. Todavia, não é indicada em algumas regiões do corpo, como abaixo das sobrancelhas.  

Laser para remoção de tatuagem

Para remover tatuagem, o laser age na pele estimulando os pigmentos da mesma a se quebrarem, facilitando para que o próprio organismo atue para eliminar a tinta de forma natural. 

As sessões ocorrem aos poucos e vão quebrando os pigmentos de forma gradual. A quantidade de sessões de laser para remoção de tatuagem deverá variar de acordo com a situação de cada cliente.

Cuidados após o laser na pele

Após o tratamento com laser na pele, deve-se seguir todos os cuidados recomendados pelo profissional. É importante evitar tomar sol na região tratada. Além disso, a utilização do laser na pele pode causar dor, por causa do calor produzido. O número de sessões vai depender do problema a ser tratado e do resultado desejado pelo paciente. Um tratamento bem-feito, com todos os cuidados, em quantidade exata e por profissional qualificado pode trazer resultados extremamente satisfatórios.

Como o laser age na pele