O que é um sistema de exaustão para laboratório?

Um sistema de exaustão para laboratório é criado para capturar fumaças, vapores nocivos gerados em laboratórios químicos, poeiras, biológicos e também farmacêuticos.

Alguns usos comuns são controle de fumaça química, poeira farmacêutica, aplicações estéreis, processos biológicos, cultura de tecidos e mais comum que são as poeiras e vapores nocivos ou não.

Como funciona um sistema de exaustão para laboratório?

Um sistema típico contém uma “folha” na frente e um defletor na parte de dentro. Em alguns designs, essa folha pode movimentar para cima e para baixo, para os lados ou uma combinação dos dois, tendo a função de criar uma obstáculo entre o experimento e a pessoa que está trabalhando.

É preciso ter uma atenção redobrada para que os defletores não sejam fechados de qualquer maneira, pois isso bloqueia a passagem para ocorrer a exaustão.

Em grande parte das instalações de exaustores, a quantidade de ar puxado consegue manter-se sempre contínua.

Como usar um sistema de exaustão básico

Geralmente, um exaustor é utilizado para manter o controle da exposição do trabalhador e de qualquer outro ocupante do laboratório que esteja exposto a produtos químicos de qualquer tipo.

Outro objetivo do sistema de exaustão para laboratório é diminuir os efeitos causados por algum derramamento, cercando parcialmente o local de trabalho e sugando o ar para dentro do compartimento graças ao um exaustor.

Esse caminho que o ar percorre para dentro cria um obstáculo dinâmico que diminui o movimento do material para fora da capela e para o laboratório.

Quando é necessário ter um exaustor?

Um exaustor é necessário conforme seja feito uma análise de risco planejada dentro do local de trabalho. Algumas dessas análises podem ser:

  • Verificação os aspectos físicos, materiais a serem usados, toxicidade e também quantidade;
  • O procedimento do experimento;
  • O quão volátil são os materiais utilizados no experimento;
  • Quais os riscos de ocorrer alguma liberação;
  • O conhecimento técnico e prático do responsável pela execução do trabalho no local.
Sistema de exaustão laboratório