Capela de Exaustão: Qual a sua utilidade?

Se você ainda é leigo no assunto e está aqui para saber um pouco mais sobre capela de exaustão, esse artigo é sua melhor escolha! Aqui vamos abordar o que é uma capela de exaustão, qual a sua utilidade e em qual setor da indústria ela é usada

Para não perder nenhuma informação importante, fique atento ao conteúdo a seguir!

O que é uma capela de exaustão?

As capelas de exaustão são equipamentos que servem como uma proteção coletiva. Elas são muito utilizadas para realizarem funções com produtos que sejam prejudiciais à saúde: químicos, vapores agressivos, tóxicos e líquidos em quantidades e concentrações perigosas.

Apesar de serem um equipamento para um uso específico, elas são construídas de várias formas diferentes, já que o que é levado em consideração são as especificações do cliente.

Como funciona uma capela de exaustão e qual é a sua utilidade para uma empresa?

A capela de exaustão tem a função de exaurir vapores, gases e fumos, ou seja, ela funciona como um dissipador de gases provenientes de produtos químicos/tóxicos.

Contudo, apesar da função acima ser a principal do equipamento que é muito utilizado em laboratórios, ele também serve como uma barreira de proteção entre os produtos tóxicos e os responsáveis por sua manipulação.

Por esse motivo, a capela tornou-se uma grande aliada das empresas, diminuindo expressivamente os acidentes de trabalho causados por soluções químicas.

Em quais áreas da indústria são utilizadas as capelas de exaustão?

Muitas empresas do mercado possuem um laboratório em sua locação, para lidar com os produtos químicos utilizados em suas instalações. Ou são até mesmo os responsáveis por fabricar e vendê-los.

A indústria que mais utiliza as capelas de exaustão no momento é a indústria farmacêutica. Mas, as petrolíferas e as indústrias de produtos de limpeza também são muito beneficiadas pelo equipamento.

Capela de exaustão