O cabelo se acostuma com os produtos capilares?

Uma das falas mais difundidas sobre lavagem e cuidados com os cabelos é a de que as madeixas se acostumam com produtos capilares. Mas será que é verdade? E por que isso acontece?

Dizer que o cabelo se acostuma com produtos capilares é um mito muito difundido. Mas, apesar de não se tratar de uma verdade absoluta, existe fundamento para que as pessoas pensem assim e transmitam essa noção às outras.

Nossos cabelos são muito vulneráveis, e estão expostos a agentes externos como:

  • Poluição, calor, sujeira, vento; 
  • Suor;
  • Estresse;
  • Alterações hormonais;
  • Outras substâncias que danificam os fios ou causam alterações importantes em suas estruturas. 

Essas situações podem causar a sensação de que o uso contínuo de um produto capilar seja percebido como insuficiente. 

Entenda como o produto funciona

A maioria dos produtos capilares deve ser usada em uma frequência e quantidade muito específicos para atingir os resultados desejados. Alguns precisam de uso contínuo, enquanto outros demandam uso mais intermitente. 

Além disso, é importante procurar o produto adequado para seu tipo de cabelo e couro cabeludo. Isso porque o uso de produtos inadequados pode fazer com que os fios reajam com mais dificuldade a eles, dando a impressão de que o resultado não foi atingido ou deixou de sê-lo. 

Cabelos tratados quimicamente também causam sensação de demora de reação ou de que se “acostumaram” com os produtos capilares utilizados. Isso ocorre por causa da alteração de estrutura no fio causada pelos produtos químicos. 

Por que os produtos “perdem” a eficácia?

Se você está usando um produto que considera, de alguma forma, adequado a seu tipo de cabelo e ainda assim tem a sensação de que o produto está perdendo a eficácia desejada, é porque fatores externos ao próprio cabelo podem interferir no resultado.

Poluição, calor, sujeira, vento, suor, substâncias químicas, situações específicas do próprio corpo e mente — como alterações de humor e alterações hormonais — podem fazer com que o PH dos fios de cabelo mude. Os produtos capilares agem de acordo com o PH dos fios. Ou seja, é preciso adequar a utilização dos produtos capilares à necessidade do cabelo.

Procure ajuda profissional

Em vez de simplesmente mudar de produto toda vez que o cabelo dá sinais de má reação aos produtos capilares utilizados anteriormente, a questão é encontrar o produto ideal que vai trazer os resultados desejados sem causar a sensação de que o cabelo está acostumado a ele. 

Por isso, é importante procurar ajuda profissional séria e qualificada, pois ouvir dicas de outras pessoas pode não proporcionar bons resultados, uma vez que cada corpo tem suas particularidades.

Ao procurar ajuda profissional, que avaliará os fios de cabelo e o couro cabeludo através de análises e exames como a tricoscopia, este determinará o melhor tratamento e caminho a seguir. 

Muitas pessoas se deparam, ao realizar uma avaliação detalhada, com o fato de que o tratamento que realizavam nas madeixas deve mudar drasticamente. 

Cabelos bem cuidados são sinal de bem-estar e boa autoestima, causam boa primeira impressão e são o chamariz da aparência. Por isso, não deixe de cuidar adequadamente dos fios, com produtos que não causarão a sensação de costume. 

O cabelo se acostuma com os produtos capilares