Insuflador de ar, qual sua função?

As empresas do segmento de atividades em espaço confinado, devem tomar medidas protetivas, para que os seus colaboradores que exercem suas funções nesses ambientes, tenham segurança ao estar ali.

E é nesse momento que entra o insuflador de ar, equipamento responsável por garantir uma boa circulação de ar em locais confinados.

De acordo com as normas nacionais, os locais confinados são aqueles que possuem meios limitados de entrada e saída, além de ter uma circulação de ar insuficiente para uma boa condição de vida.

Por esse motivo, os insufladores de ar são de extrema importância para que o local não ofereça risco à saúde do colaborador.

Aqui nesse artigo, iremos abordar temas que irão esclarecer todas as suas dúvidas. Como por exemplo, o que exatamente é um insuflador de ar, como ele funciona, e qual é a sua aplicação na indústria.

O que é um insuflador de ar?

Na introdução, falamos um pouco a respeito da função de um equipamento insuflador de ar. Então, já sabemos que ele é responsável pela boa ventilação e circulação de ar em espaços confinados.

Mas, essa informação não é tudo que devemos saber ao seu respeito! Você pode encontrar dois tipos de equipamentos no mercado, o insuflador comum e o de dupla função.

Nas duas opções acima, eles funcionam fazendo a ventilação do ar de forma mecânica, mantendo o espaço confinado com uma atmosfera limpa e respirável, para que os trabalhadores possam desenvolver as suas funções de maneira totalmente segura.

Então, para deixar claro, eles são uma espécie de ventilador, que capta o ar pesado de dentro do espaço fechado e o troca por um ar limpo e completamente respirável.

Como funciona um insuflador de ar?

O equipamento pode funcionar de duas maneiras diferentes, pois o seu funcionamento depende do tipo de insuflador de ar que ele é. Como citado acima, existem dois tipos de equipamentos: o insuflador comum e o de dupla ação.

No insuflador comum é realizada a exaustão ou a sucção do ar, já no de dupla ação, ele promove as duas funções ao mesmo tempo.

A exaustão é o ato de retirar o ar de dentro do ambiente fechado e a sucção se trata do ato de captar o ar respirável e adicioná-lo dentro desse local.

Quais indústrias usam os insufladores de ar?

Esses equipamentos são comumente encontrados nas indústrias de mineração, onde os trabalhadores precisam exercer a sua função em interiores de minas. E nas indústrias do segmento de construção civil, como por exemplo, nas construtoras responsáveis por fazer galerias de esgoto e túneis para metrô e trens.

Insuflador de ar, qual sua função?