Dicas para comprar online

O advento das tecnologias trouxe inúmeras possibilidades, praticidades e facilidades, sendo, uma delas, fazer compras online, ou seja, você pode comprar qualquer tipo de produto que desejar sem sair do conforto da sua casa ou de qualquer outro lugar que você esteja (faculdade, trabalho, trânsito parado, etc).

E o melhor: você pode acompanhar toda a trajetória do seu produto da transportadora até chegar na sua casa pelos correios rastreamento, garantindo que você ou alguém estará presente para recebê-lo.

Mas, para ter certeza de que você está fazendo a sua aquisição de modo seguro e confiável, é de suma importância seguir algumas dicas.

Se você ficou interessado(a) neste assunto, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre como comprar online!

7 dicas para comprar online

Sem sombra de dúvidas, comprar online é muito benéfico, tanto pela comodidade quanto pelo custo-benefício (muitas vezes, os preços são inferiores na Internet quando comparado às lojas físicas).

No entanto, é essencial atentar-se a alguns pontos, como:

1- Comprar online somente usando dispositivos confiáveis

A primeira regra importantíssima no quesito de compras online é utilizar um equipamento de confiança, evitando, por exemplo, fazer compras em computadores públicos.

Confira, também, se o seu computador está com o antivírus atualizado e evite armazenar/salvar seus dados nele, incluindo e-mail e número do cartão de crédito.

Para os celulares, os cuidados devem ser redobrados, levando em consideração a utilização da rede sem fio. Dê preferência por estar conectado em redes conhecidas e protegidas com senha para fazer essas compras.

2- Comprar em lojas de costume

É comum lojas novas surgirem no mercado online, trazendo uma infinidade de promoções e de descontos, o que é extremamente atrativo, não é mesmo?

Mas, embora essas vantagens criem uma sensação de que são irresistíveis, o mais importante é saber acerca da procedência dos produtos e se a loja vai, de fato, entregá-los.

Se você não sabe em qual loja comprar determinado item, procure boas indicações com amigos e parentes ou procure em páginas de avaliações como o Reclame Aqui e as notas do Facebook.

3- Verificar se o site disponibiliza informações sobre a empresa

É interessante verificar se há o telefone para contato, endereço, razão social e CNPJ disponíveis em algum lugar do site da empresa.

Você pode até mesmo ligar ou mandar um e-mail para o serviço de atendimento ao consumidor da loja para conferir a sua existência.

4- Ler a política de compra e de privacidade da empresa

Na grande maioria das vezes esse tópico é ignorado pelos consumidores, o que é um grande erro.

É imprescindível que, antes de fazer a aquisição do produto que você deseja, você entenda como a empresa realiza seus envios, trocas, devolução de mercadorias e prazos de entrega.

Todas essas informações devem ser, de forma obrigatória, fornecidas pela loja.

5- Escolher sites que tenham plataformas de pagamento seguras

Geralmente, as lojas online aceitam pagamentos por meio de boletos bancários ou por meio de depósitos em conta.

No entanto, você pode ter a sensação de maior segurança se fizer esses pagamentos por meio de um cartão de crédito ou plataformas intermediárias seguras, levando em consideração que esses sistemas financeiros fazem, de forma automática, uma verificação da loja antes mesmo de liberar o pagamento.

Isso é muito bom, haja vista ser menos complicado no quesito de recuperação do dinheiro em caso de fraude.

6- Desconfiar de ofertas muito abaixo da média

Se você observar que a oferta anunciada está boa demais para ser verdade, isso indica que você deve sim desconfiar.

Esses descontos muito exagerados podem, muitas vezes, ser algo para justificar indiretamente alguns problemas relacionados com os produtos.

Você pode ter, por exemplo, problemas com a qualidade e até mesmo com fraudes, dificultando, desse modo, seus direitos no que diz respeito à garantia e às trocas.

7- Registrar os passos de sua compra

Embora o seu pedido fique registrado internamente no site, é interessante guardar os e-mails de confirmação de compra e todas as outras informações sobre o processo.

Você deve acompanhar o percurso da sua compra quando ela sair para entrega pelos correios rastreamento.

Conclusão

Agora que você está por dentro de tudo sobre as dicas de como comprar online, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática, não é mesmo?

Dicas para comprar online