Índice de Desenvolvimento Humano: 8 cidades ideais para morar

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é utilizado para medir a qualidade de vida em determinada cidade, sendo utilizado como parâmetro ao redor do Brasil e do mundo. Sabemos que escolher uma cidade para morar não é uma tarefa fácil, afinal é necessário levar em conta diversos fatores a fim de garantir a escolha certa. Seja pelo trabalho, família, estudos ou simplesmente para ter maior bem-estar no dia a dia, a cidade ideal precisa ser bem pensada. Então, pensando nisso, para te ajudar, no post de hoje vamos falar sobre 8 cidades com alto Índice de Desenvolvimento Humano.

1. Balneário Camboriú, Santa Catarina

Localizada no litoral norte catarinense, o pequeno município de 44 km quadrados tem um dos maiores IDHs do Brasil de 0,845. Referência na construção de arranha-céus, a cidade também se destaca pela qualidade de vida promovida aos moradores, natureza preservada e economia aquecida. Justamente por esse conjunto de fatores, muitos procuram uma imóveis em Balneário Camboriú a fim de se instalar de vez no município. Os imóveis são de altíssima qualidade, com destaque para os apartamentos disponíveis tanto para aluguel anual quanto para venda.

2. São Caetano do Sul, São Paulo

Essa cidade é a que possui o maior IDH do Brasil, com 0,862, localizada no ABC Paulista. Ainda que tenha apenas 15 km quadrados e poucos mais de 160 mil habitantes, o município de São Caetano do Sul se parece, na verdade, com uma verdadeira metrópole, cheia de prédios e alta movimentação de automóveis. Com renda per capita de mais de 2 mil reais por mês, a cidade possui alta expectativa de vida, além de excelentes colocações quando falamos em educação. Sendo assim, ela não poderia ficar de fora da nossa lista.

3. Curitiba, Paraná

Com IDH de 0,823, a cidade modelo é outra excelente opção para quem procura uma boa cidade para morar. Conhecida também como capital ecológica brasileira, esse apelido se deve graças aos mais de 60 metros quadrados de área verde por habitante do município, promovendo maior contato com a natureza e consequentemente maior qualidade de vida aos seus moradores. Curitiba também é uma cidade muito limpa e bem preservada, assim como foi planejada para facilitar e melhorar o dia a dia dos curitibanos.

4. Vitória, Espírito Santo

A capital capixaba possui o mesmo IDH de Balneário Camboriú de 0845, sendo muito rica em belezas naturais, patrimônio cultural, histórico e arquitetônico, além de contar com diversos parques. Além disso, seu PIB (Produto Interno Bruto) é o maior do Brasil e a cidade já foi eleita a melhor para se viver na região sudeste. Com economia bastante aquecida, esse movimento se deve principalmente pelos portos espalhados ao longo de seu incrível litoral.

5. Florianópolis, Santa Catarina

A capital catarinense não poderia ficar de fora da nossa lista, possuindo IDH de 0,847 e abrigando mais de meio milhão de habitantes. Florianópolis é recheada de praias e belezas naturais incríveis, mas além de muita natureza, também é referência em setores como tecnologia da informação e serviços. Inclusive, ela é considerada o Vale do Silício da América Latina, além de ser um dos melhores lugares do país para quem deseja empreender, com diversas startups e boas oportunidades.

6. Niterói, Rio de Janeiro

Niterói possui o maior IDH do Rio de Janeiro, de 0,837, sendo considerado um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do estado. Isso se deve pela proximidade com a capital, além de investimentos em diversos setores, principalmente naqueles ligados ao petróleo e gás. Mas, da mesma forma que possui economia aquecida e boas oportunidades, Niterói ainda promove ótima qualidade de vida para seus moradores, com investimentos em lazer, segurança e cultura.

7. Águas de São Pedro, São Paulo

Com IDH de 0,854, Águas de São Pedro é uma cidade turística, sendo que esse é o principal combustível da economia do município. Por ser uma importante estância hidromineral, a cidade possui um complexo turístico para o desenvolvimento de terapia com águas minerais, que podem ser feitas por banhos de imersão, jatos d’água, vapor, etc. Dentre as 60 estâncias do estado de São Paulo, aqui você encontra a infraestrutura.

8. Brasília, Distrito Federal

Considerada a maior cidade construída do século XX, Brasília foi a primeira cidade totalmente planejada do Brasil, acarretando em bons frutos até os dias atuais. Com IDH de 0,824, ela é uma das cidades mais miscigenadas do Brasil, possuindo alta expectativa de vida e renda per capita. Além disso, o planejamento fez com que os prédios residenciais ficassem bem localizados até hoje em dia, facilitando e contribuindo para a qualidade de vida dos moradores.

Então, agora que você sabe quais são as cidades com alto Índice de Desenvolvimento Humano, já sabe que são excelentes opções para morar. Afinal, elas unem o desenvolvimento com lazer e consequentemente qualidade de vida.

Índice de Desenvolvimento Humano