Dicas para comprar um celular novo

Você está precisando comprar um celular novo e está em dúvida como fazer essa escolha para comprar?

Existe uma infinidade de opções no mercado, que pode atender todos os tipos de necessidades, gostos, desejos e expectativas.

Mas, para fazer a escolha certa para você, é importante levar em consideração alguns fatores. Quer saber mais um pouco sobre isso? Então, continue a leitura deste artigo e confira!

5 dicas para comprar um celular novo

Você verá agora algumas das dicas mais importantes para quando você for comprar um celular novo. Veja:

1- Conheça o processador

O primeiro passo é buscar entender mais sobre o processador, que é o principal responsável por rodar o sistema operacional e realizar todas as tarefas do smartphone. Nesse sentido, quanto mais moderno ele for, melhor ele será.

É válido destacar que alguns fabricantes, como, por exemplo, a Apple e a Samsung usam processadores próprios em seus aparelhos, mas, existem outros que constroem os aparelhos com chips de grandes marcas de tecnologia (como Qualcomm e MediaTek).

Outro ponto a ser observado, além do nome e da procedência do processador, é a quantidade de núcleos e a velocidade. Um chip pode ter quatro (Quad-core), seis (Hexa-core), oito (Octa-core) núcleos ou mais, sendo que quanto maior o número, mais processos ele é capaz de realizar ao mesmo tempo.

2- Veja a quantidade de memória RAM

A memória RAM é utilizada nas operações do aparelho, local responsável por armazenar os arquivos os quais estão sendo usados no momento.

Isso significa que a memória RAM está diretamente relacionada ao impacto no que diz respeito à performance e à qualidade da de uso do dispositivo.

Portanto, um celular com pouca memória RAM funciona de modo mais lento e pode até causar mais travamentos.

Se você utiliza muito o celular ou usa ele para jogar, então não é interessante uma memória RAM de 1 GB ou 2 GB e sim de 8 GB ou até 12 GB.

3- Confira o tamanho e o tipo de tela

Aparelhos de entrada e intermediários têm resolução HD ou HD+. Já aparelhos melhores apresentam display Full HD, Full HD+, 2K e acima.

Nas tecnologias de display, existem dois tipos principais nos celulares disponíveis no mercado:

  • Tela LCD IPS, mais comum em aparelhos básicos a intermediários;
  • Tela OLED, nos intermediários e topo de linha.

4- Pesquise o espaço de armazenamento

O armazenamento é o espaço onde você vai guardar arquivos, aplicativos, fotos, vídeos, games, etc. É nesse espaço, também, que fica instalado o sistema operacional do celular.

A grande maioria dos aparelhos intermediários contam com armazenamento a partir de 64 GB e ainda tem aqueles que oferecem expansão desse espaço por meio de cartão de memória.

5- Pesquise sobre câmera, bateria e outras funções

É importante você prestar atenção na quantidade de Megapixels, aos tipos de lentes (Ultra Wide, Macro, profundidade) e a todos os outros recursos que os fabricantes divulgam.

Uma câmera de 64 MB ou 100 MP pode tirar ótimas fotos, com alta resolução. Você precisa identificar qual é o seu objetivo para fazer a escolha certa.

Você deve verificar, também, a capacidade da bateria para que você não tenha que ficar recarregando mais de uma vez por dia o celular.

Aparelhos intermediários, de modo geral, já vêm com 4.000 mAh. Mas, se você der preferência a baterias acima de 4.500 ou 5.000 mAh, você estará fazendo uma ótima escolha, pois são consideradas baterias de ótima capacidade, permitindo uso por mais tempo.

Conclusão

Agora que você está por dentro de tudo sobre como comprar um celular novo, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática no momento de escolher o seu aparelho.

Além disso, você pode comprar um celular usado barato em ótimas condições, para isso, basta pesquisar bons marketplaces.

Dicas para comprar um celular novo