Decoração rústica: saiba como apostar na ideia

Na hora de decorar, a madeira é um dos tópicos mais importantes, pois além da grande durabilidade, consegue deixar o ambiente moderno, confortável e bonito.

Por meio da decoração rústica, é possível suavizar os locais com ferro, concreto e vidros, por exemplo. Além disso, a madeira casa super bem com outras cores e texturas.

Vantagens de criar um ambiente rústico

Uma das principais vantagens de incluir peças rústicas na decoração é o contraste que isso causa, deixando a convivência no ambiente muito mais agradável, já que o rústico traz consigo a ideia do natural. Móveis rústicos geram muitas possibilidades, e mesmo remetendo mais ao clima de campo, os elementos rudimentares trazem também detalhes mais modernos.

Os elementos que remetem à essa decoração moderna, normalmente são objetos de linhas um pouco mais simples, como móveis, em diversas cores diferentes.

Como criar a composição?

Como a madeira é a peça principal na hora de organizar uma decoração rústica, é importante aproveitar sua beleza natural, seja no piso, no revestimento de parede, nos móveis, etc. Isso resulta em calor e vida para o ambiente, deixando a decoração acolhedora e muito mais poderosa.

Se o seu foco for um visual mais despojado, não tenha medo de fazer escolhas que usam a madeira em sua forma mais natural possível: pedaços de tronco e superfícies irregulares, por exemplo, conseguem deixar o espaço super original. Para os revestimentos, dê preferência para aqueles que são realmente de madeira, pois as imitações da matéria-prima podem acabar não suprindo a expectativa.

A madeira é um material capaz de aguçar sentidos e trazer sensações, graças a sua beleza, toque quente e macio, deixando o som mais abafado e o lugar silencioso. Por esses motivos, ela se torna tão frequente e valiosa para a decoração.

Ideias de peças para a decoração rústica

  • Quadros: coringas para a decoração, os quadros deixam o ambiente mais aconchegantes e modernos;
  • Mesas: mesas de madeira são clássicas e atemporais, mas quando estão juntas de um design moderno, ganham ainda mais espaço nas casas atuais;
  • Displays para televisão: uma aposta que conquista cada vez mais espaço, graças a grande possibilidade de combinações;
  • Revestimento de parede: uma escolha perfeita para deixar qualquer lugar com aparência confortável e quente.
  • Decks: ideais para áreas como piscina, os decks de madeira também são peças chave no momento de escolher uma decoração versátil, bonita e acolhedora.

Como trabalhar com móveis rústicos?

Primeiramente, é necessário pesquisa. Verifique outros locais que também trabalhem com móveis rústicos, pesquise em fóruns, páginas no Facebook de pessoas que estão no mesmo segmento e estude as opções.

Além disso, para que móveis assim fiquem com qualidade, é imprescindível que os equipamentos utilizados no momento da produção também sejam. Geralmente, as marcenarias trabalham com as conhecidas Router CNC, que são máquinas de comando numérico computadorizado, responsáveis por realizar cortes e furações extremamente precisas.

Por isso, no momento de adquirir algo dessa proporção, também não esqueça de comparar as opções e escolher a que mais se encaixa com o que se encaixa com seu propósito!

Decoração rústica