Aprenda a construir uma rotina de cuidados com a pele eficiente

Se você está pesquisando sobre cuidados com a pele, é sinal de que se preocupa com a sua saúde e beleza. Você não está sozinho! Na verdade, o povo brasileiro figura sempre entre os mais vaidosos do mundo e não é por acaso.

Somos recordistas de procedimentos estéticos e operações plásticas, como a cirurgia no nariz e Lipoaspiração, e conhecidos pela nossa vaidade. Alguns até chegam a contratar profissionais especializados nessas áreas (como um especialista em Rinoplastia, por exemplo) para ter um resultado mais qualificado. 

Então, incorporar bons hábitos para se ter uma pele bonita é mais uma das estratégias adotadas para estar bem com o espelho.

Porém, você deve ter percebido que existem opiniões, dicas e procedimentos para todos os gostos. Isso pode dificultar sua tarefa de cuidar da pele, por isso preparamos este post. A seguir, você encontra tudo o que é preciso para manter uma pele bonita, com viço e hidratada!

O básico que sempre funciona

Sabe o básico que nunca falha e que todo mundo concorda que é eficiente? Quando falamos em cuidados com a pele, existe um trio que se destaca e que você precisa incorporar ao seu cotidiano:

  1. Limpeza — retira as impurezas da pele;
  2. Tonificação — equilibra a pele;
  3. Hidratação — hidrata e suaviza a pele.

Lembre-se de que o objetivo desta rotina é garantir que sua pele esteja o mais saudável possível. Além disso, é possível identificar problemas e trabalhar para que as mudanças provocadas pelo envelhecimento sejam atenuadas.

Uma boa dose de paciência é fundamental!

Precisamos dizer que é preciso paciência para colher os frutos de sua dedicação com a pele. A ciência, a indústria de cosméticos e a Medicina já evoluíram muito nos últimos anos, mas não podemos falar em uma solução instantânea.

A verdade é que os resultados só são vistos com o tempo e apenas para quem é disciplinado. O uso consistente é, portanto, o primeiro passo para começar a ver a diferença que deseja. 

Construindo uma rotina de cuidados com a pele

Construindo uma rotina de cuidados com a pele

Agora que você já entendeu como tudo funciona, é hora de conferir dicas infalíveis para serem colocadas em prática em seu dia a dia. Elas se baseiam no trio de cuidados já mencionados e são extremamente eficientes.

A ideia é aprender como limpar, tonificar e hidratar a pele e fazer isso diariamente. Com as técnicas adequadas e os produtos certos, você logo começará a perceber os resultados. Confira!

Limpando a pele

Lavar bem a sua pele é um passo essencial para qualquer rotina skin care. Todos os dias, estamos expostos à poluição e à sujeira e isso pode penetrar nas camadas mais profundas da derme. Então, o ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia: pela manhã e antes de dormir.

Isso evita o entupimento dos poros e previne acnes e até manchas. E qual produto usar? Aqui é necessário ter muita atenção, pois os sabonetes corporais não podem ser usados na face.

A fórmula ideal é aquela que limpa sem remover os óleos essenciais e necessários à saúde da nossa pele. Por isso, use produtos de qualidade e específicos para o rosto. Além disso, é recomendável fazer uma esfoliação leve semanal — evite produtos muito abrasivos e cuidado com receitas caseiras.

Produto não comedogênico: o que é isso?

Foi escolher o seu sabonete e facial e viu que no rótulo está escrito “produto não comedogênico”? Você sabe o que é isso? Embora o termo esteja em alta, quase nenhum rótulo explica ao consumidor do que se trata.

Então, para acabar com qualquer dúvida, esse tipo de produto não obstrui os poros ou provoca a acne. Sendo assim, é um bom investimento para quem quer cuidar melhor da pele, não é mesmo?

Tonificando a pele 

Os tônicos podem ser entendidos como uma espécie de suplemento. Em forma líquida, eles fornecem uma dose extra de nutrientes, potencializando o efeito dos demais produtos e equilibrando a pele.

Muitas pessoas pulam essa etapa, mas é recomendado que você adquira um produto com essa propriedade, já que estamos falando de substâncias que fazem bem. A dica é conferir o rótulo e procurar pelos seguintes componentes:

  • ácido hialurônico — aumenta a hidratação, sela a pele e ajuda a diminuir linhas finas de expressão;
  • vitamina C e E — combatem radicais livres que provocam o envelhecimento da pele;
  • ácido salicílico — remove células mortas, impede o entupimento dos poros e devolve o viço à pele.

Como aplicar o produto? Ele deve vir sempre depois da limpeza da pele e pode ser passado com as mãos limpas ou com um disco de algodão.

Hidratando a pele

Chegamos à etapa de hidratação, que tem como objetivo hidratar e suavizar a pele. Ou seja, prevenir a perda de água e mantê-la saudável. Alguns produtos têm, ainda, componentes extras, como óleos e ceramidas.

Vale a pena dizer que hidratantes são indicados para todos os tipos de pele e durante todo o ano. Portanto, quem tem pele oleosa não pode dispensar essa etapa em seu skin care.

A dica é encontrar o produto ideal para você. Em outras palavras, seu hidratante precisa ter uma textura adequada ao seu tipo de pele. Quem tem pele oleosa pode usar um gel hidratante, já quem tem pele seca pode investir em óleos e cremes.

Protegendo a pele do sol

Não dá para falar de cuidados com a pele sem citar o uso do protetor solar. Em um país tropical, como o Brasil, isso é extremamente importante. Na verdade, podemos dizer que esse é o produto mais importante, pois protege sua pele dos sérios danos causados pelo sol.

Em resumo, o uso diário e contínuo do produto previne linhas finas de expressão, rugas e mudanças na aparência e textura dos poros. Além disso, essa é a melhor maneira de prevenir certos tipos de câncer de pele. 

Cuide hoje e garanta uma pele bonita e saudável no futuro!

O que achou das dicas de cuidados com a pele com a pele que trouxemos? Seguindo esse passo a passo todos os dias, você estará mais perto de ter uma pele bonita e saudável no futuro. Como dissemos, é preciso ter um pouco de paciência para ver os resultados, mas eles sempre aparecem!

Sendo assim, escolha bons produtos e inclua esse hábito em sua rotina. A maior dica é fazer disso uma terapia, um tempo para cuidar de você e daquilo que te traz autoestima e beleza.

cuidados com a pele