6 benefícios do yoga para idosos

Há quem não esteja entusiasmado com a chegada da terceira idade, mas existem muitas pessoas que, quando chegam a esta etapa da vida, dizem que estão vivendo sua melhor fase. Ver a alegria e a satisfação destas pessoas, é algo que contagia a todos, até mesmo aqueles que reprimem a ideia de ficarem idosos.

O conhecimento e a experiência de vida das pessoas que chegam à terceira idade é algo completamente incontestável e muito admirável, de dar inveja em muitas pessoas jovens e, até mesmo, em muitos adolescentes. Contudo, quando a idade chega, não são apenas flores, e alguns problemas também a acompanham.

Complicações e problemas de saúde costumam a chegar junto com a terceira idade e, por conta disso, é preciso adquirir hábitos que aumentem a longevidade e que proporcionem, consequentemente, uma boa qualidade de vida. Para isso, existem muitas atividades e costumes que as pessoas idosas podem aderir.

Fazer caminhadas, manter uma alimentação saudável, começar um novo hobbie e ter um animal de estimação são coisas que podem ajudar de forma bastante significativa. Mas existe uma outra prática que as pessoas idosas podem aderir que, com certeza, também será extremamente útil para elas. Essa prática, é o Yoga.

O yoga é uma prática que concede benefícios para pessoas de todas as idades, desde crianças, até jovens, adultos e também idosos, mas principalmente para este último grupo de pessoas.

Isso porque o yoga não auxilia apenas no físico, mas também ajuda a exercitar o cérebro, a memória e também a ganhar massa magra, que é demasiadamente importante nesta idade. E por mais que o yoga não seja uma prática muito divulgada para a terceira idade, o fato é que todas as pessoas idosas o deveriam praticar.

Para que você possa se convencer disso e entenda o quanto a prática do yoga pode ser benéfica para as pessoas que chegaram na terceira idade, continue lendo este artigo e veja alguns benefícios que o yoga concede para as pessoas idosas.

Conheça 6 benefícios do yoga para pessoas idosas

Antes de explicarmos alguns benefícios do yoga para as pessoas idosas, é importante dizer que antes de começar a praticar é necessário adquirir uma roupa yoga correta, pois ela é essencial para facilitar os movimentos, além de permitir que o corpo transpire e respire como deve ser.

Assim, a prática será muito mais agradável e a experiência será 100% excelente. E agora que você já sabe disso, veja quais são os benefícios da prática do yoga para as pessoas da terceira idade.

Fortalece os músculos e os ossos

O yoga é um poderoso fortalecedor de músculos e ossos, o que ajuda a prevenir dores na coluna e outros tipos de dores musculares ou ósseas que chegam com a idade. Além disso, também promove o alinhamento, ou realinhamento, da coluna, melhorando até mesmo a postura da pessoa idosa como um todo.

Aumenta o fluxo sanguíneo

A prática do yoga melhora e aumenta o fluxo sanguíneo, o que, consequentemente, ajuda a expandir as veias e as artérias, diminuindo e controlando a pressão arterial de forma bastante significativa. Caso a prática do yoga se torne constante, é possível até mesmo evitar problemas cardíacos mais graves e diminuir o colesterol.

Melhora a respiração

Existem alguns exercícios no yoga que são chamados de pranayamas. Estes exercícios afetam o funcionamento dos pulmões de forma bastante significativa. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que a capacidade de respiração dos pulmões é melhorada, o que ajuda a evitar muitos problemas respiratórios.

Melhora a coordenação motora

Todos sabem que o yoga trabalha com todo o corpo de uma pessoa, correto? E é exatamente este trabalho corporal completo que promove a melhora da coordenação motora, pois a pessoa idosa passa a conhecer todo o seu corpo muito melhor, e isso evita que eles percam o equilíbrio e sofram quedas que podem ocasionar lesões e machucados graves.

Fortalece o sistema imunológico

Existem algumas posições específicas no yoga que ajudam a ativar uma glândula que todas as pessoas possuem chamado timo. O timo é responsável pela produção de glóbulos brancos, que são os responsáveis pela defesa do nosso organismo contra vários tipos de doenças e infecções que podem acometer as pessoas idosas.

Ajuda a combater o estresse

Por fim, não existe nada melhor do que o yoga para combater o estresse. Isso porque essa é uma prática que ajuda as pessoas a desenvolverem a conexão perfeita que há entre o corpo e a mente, e a meditação que é preciso para alcançar esta conexão colabora para a diminuição do estresse de forma considerável.

Viu só como a prática do yoga concede apenas benefícios para as pessoas idosas? E agora que você já sabe disso, chegou o momento de compartilhar essas incríveis informações com as pessoas de terceira idade que você conhece e incentivá-las a iniciar esta prática tão benigna para a saúde.

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