Assista a esses programas para aprender sobre o mundo financeiro

Uma coisa é absolutamente fundamental quando se fala em investimentos e finanças em geral: informação. É mais que necessário estar por dentro dos movimentos econômicos e as flutuações do mercado, o que vai influenciar nas suas decisões para aplicar seu dinheiro.

Precisa de algumas fontes confiáveis e sempre atualizadas? Então, temos aqui cinco programas na TV sobre o assunto, para manter você a par das principais tendências. 

Programas de TV me ajudam mesmo nesta área do mercado financeiro?

A leitura é sempre um bom negócio, em qualquer área, mas há obstáculos neste caminho. Expressões mais específicas, tributação e siglas variadas que assustam os iniciantes, ávidos pelo conhecimento.

Até os mais experientes correm o risco de se atrapalharem quando se deparam com detalhes mais técnicos. Por isso, o conteúdo audiovisual é uma mão na roda para facilitar a vida de todo mundo.

Já que nenhum programa de TV tem como público alvo os grandes especialistas no assunto, existe uma preocupação em tornar esses tópicos mais palatáveis e de fácil compreensão. Facilitando ainda mais, existe uma seleção de pautas para orientar espectadores e a se aprofundarem após a explanação.

Lembre-se que apenas um programa não responde todas as suas indagações. O negócio, então, é acostumar-se a consumir conteúdos noticiosos do mercado financeiro, o que leva a uma compreensão muito mais ampla dos seus recursos e os melhores caminhos a tomar quando quiser investir.

1 – Cenário Econômico – TV Brasil

Com transmissão da própria Bolsa de Valores de São Paulo, tem prestígio no meio e é especialmente indicado para os interessados no assunto e como todas essas movimentações afetam a vida comum das pessoas, além do país como um todo. 

As pautas incluem entrevistas com especialistas em economia, empresários e as mais diversas áreas correlatas, com o enfoque de tornar o assunto mais próximo do público, instruindo e estimulando uma maior participação.

Entre vários tópicos, efeitos da flutuação na taxa de juros a cada dia, mostrando também como eventos que as pessoas ignoram tem influência forte na economia.

Na grade de programação da TV Brasil, vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 22h30. Disponível na TV aberta em determinadas regiões e presente nos pacotes de TV por assinatura. Entre elas, Claro TV e SKY.

*Já é assinante de TV paga? Consulte seu pacote e descubra se já tem acesso ao canal.

2 – Pequenas Empresas & Grandes Negócios – Rede Globo 

Tradicional na programação brasileira, está no ar há mais de 3 décadas nas manhãs de domingo. Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que costuma-se abreviar para PEGN, se ocupa de matérias que expõem os obstáculos enfrentados pelo empresariado brasileiro.

Histórias de empreendimento, que superaram adversidades com uma boa dose de ousadia e criatividade, chegam a ser inspiradoras para potenciais, novos e antigos empresários.

Parceiro do Sebrae, traz vários toques indispensáveis para quem está se lançando em um novo empreendimento, em busca da autonomia que um negócio próprio proporciona quando é bem sucedido.

Não custa lembrar que investimento não significa apenas aplicações em bancos.

Acompanhe o PEGN na Globo, aos domingos e às 7h30.

3 – A Hora e a vez da Pequena Empresa – RedeTV!

Para pequenos empreendedores, o programa da RedeTV! é mais que indicado. Criado em 2003, é um esforço do Sindicato da Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo.

Todas as dúvidas comuns a micro e pequenos empreendedores na gestão de seu negócio, oscilações econômicas e crises de todo tipo, são abordadas e informações úteis são apresentadas. 

A Rede TV! exibe A Hora e a vez da Pequena Empresa aos domingos, 15H30. A Rede Viva também, só que aos sábados e às 13h.

4 – Jornal da CNN – CNN Brasil

Recém chegada ao país, a CNN Brasil tem conteúdo jornalístico ininterrupto. São inúmeros temas e pautas, entre formatos variados, como entrevistas ou debates, tudo isso distribuído diariamente.

O Jornal da CNN, carro chefe da programação, traz tudo que é relevante entre política e economia no país e no mundo.

O programa é exibido de segunda a sexta na CNN Brasil, sempre às 22h. O canal está presente nos planos das empresas de TV paga em nosso país.

5 – Show Business – Band TV

Talk Show com foco no mundo econômico e seus desdobramentos, contando sempre com especialistas como convidados. 

Desde 1992, já trouxe inúmeras personalidades de renome, entre empresários, políticos e jornalistas da área financeira.

No ar na Band, 01h aos domingos. Também na Rede NGT, 20h às quintas.

Menção especial: GloboNews e Valor Econômico

A programação da GloboNews tem forte enfoque no noticiário em tempo real. Agregando valor à marca referência no jornalismo, o canal juntou-se a especialistas reconhecidos da área econômica, firmando parceria com o Valor Econômico. Para quem não conhece, é outro veículo prestigiado quando o assunto é o mundo financeiro.

Na programação das 6h às 20h, de segunda a sexta, são distribuídas matérias sobre economia, destacando tendências do mundo todo. Sugestões de investimento e aplicação para quem está começando também estão nas pautas.

Não perca de vista esses programas, para não deixar de saber o que se passa em matéria de assuntos financeiros. Descubra como investir de forma consciente, alcançando a maior rentabilidade possível nas suas condições.

Assista a esses programas para aprender sobre o mundo financeiro