A cor do telhado impacta na temperatura da sua casa? Entenda

O Brasil é um país de clima tropical predominante, ou seja, as regiões costumam ser quentes e úmidas, variando para um clima um pouco mais seco durante o outono e o inverno. Mas o que isso significa? Significa que os brasileiros precisam sempre estar buscando formas de se refrescar e aproveitar o clima quente da melhor maneira possível.

E por mais que a população do brasil esteja sempre em busca de construir piscinas em suas casas, investir em um ar condicionado e em ventiladores para se refrescarem, o que muitos esquecem, ou muitas vezes não sabem, é que a cor da tinta da casa e a cor do telhado influenciam diretamente na temperatura do ambiente interno da casa.

Isso mesmo, algumas cores podem refletir ou absorver o calor, o que significa que dependendo da cor da sua casa e do seu telhado, o ambiente interno do seu lar será mais quente ou mais frio. Mas porque essas informações são relevantes para a população brasileira?

Exatamente por conta do que já mencionamos. Isso se deve ao fato do clima do Brasil ser tropical e, na maior parte do ano, muito quente. E além do mais, a previsão é que a temperatura não somente do país, mas de todo o mundo, aumente cerca de 1.5°C dentro de 20 anos.

Este aumento se dá devido à crescente ascensão do aquecimento global e, em uma pesquisa publicada pela ONU, caso isso ocorra, as consequências podem ser irreversíveis, as quais incluem a extinção de algumas espécies de animais e muitas enchentes.

De toda forma, saber escolher a cor do telhado correta é essencial para evitar que a temperatura interna da casa seja muito alta, o que ajuda a reduzir de forma significativa os gastos com ventiladores e ar condicionados, por exemplo.

Note que o tipo de telhado é um pouco irrelevante neste caso, ou seja, você pode ter desde telhas brasilit até telhas de ardósia ou as mais comuns feitas de argila, o que você deve sempre se lembrar de considerar é a cor que escolherá para o seu telhado.

Agora que você já sabe mais sobre este assunto, veja no decorrer deste artigo mais informações que irão te mostrar o quanto a cor de um telhado é importante, e quais são as cores mais indicadas para cada tipo de clima. Assim, você conseguirá escolher a melhor cor de telha para a sua casa.

Por que a cor do telhado importa?

Como mencionado anteriormente, algumas cores do telhado refletem o calor, enquanto outras o absorvem, e este é o principal motivo que explica o porquê da cor do telhado importar tanto.

As cores que refletem o calor, evitam que os cômodos da casa fiquem quentes, tornando-os mais frescos. Já as cores que absorvem o calor, tornam os ambientes internos mais quentes do que são de acordo com o clima.

Quais são as cores de telhas mais comuns?

Talvez você não saiba, mas no mercado existem diversas cores de telhados, desde as mais comuns, até as mais inusitadas. Ainda assim, as mais comuns e mais corriqueiras de serem encontradas em território nacional são as telhas em tom de vermelho, cinza, preto e marrom.

Telhado claro ou escuro: qual escolher?

Tanto os telhados claros quanto os telhados escuros são bons. O que irá influenciar a sua escolha, é o clima que você vive. Os telhados de cores claras são os que refletem o calor e evitam que os cômodos da casa fiquem muito quentes, enquanto os telhados de cores escuras absorvem o calor, tornando o ambiente interno mais quente de acordo com a temperatura.

Telhados beges ou brancos são os mais indicados para climas quentes, pois são os que mais refletem o calor. Enquanto telhados pretos e marrons são mais propícios para climas frios, visto que absorvem o calor e tornam os ambientes internos de uma residência mais quentes.

O que levar em consideração na hora de escolher a cor do telhado?

E agora que você já sabe porque a cor do telhado é importante e como ela afeta a temperatura interna de uma casa de forma considerável, é interessante que você também saiba outras coisas que deve levar em consideração na hora de escolher a cor do seu telhado que vão muito além da temperatura.

A estética também é importante, ou seja, considere uma cor que combine com a pintura da sua casa. Caso a construção da residência tenha elementos como madeira, pedras ou estuque, opte por cores que concedam um bom contraste com as cores destes materiais.

Se você levar todos esses aspectos mencionados em consideração na hora de escolher a cor do seu telhado, além de ter uma temperatura interna muito mais agradável, você também irá conceder uma estética muito mais bonita para a sua casa.

A cor do telhado impacta na temperatura da sua casa