A cafeína faz mal para a saúde? Entenda

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, e no caso do Brasil, o café é a segunda bebida mais consumida de todas, perdendo apenas para a água. Afinal de contas, qual brasileiro não aprecia um bom cafezinho de qualidade, não é verdade?

Acontece que algumas pessoas apreciam tanto esta bebida que acabam consumindo de forma demasiada, e todos nós sabemos que tudo que é em excesso faz mal, até mesmo o consumo de água em excesso pode fazer mal.

Então, é importante deixar claro que os sintomas desagradáveis que algumas pessoas podem sentir após o consumo exagerado de café ou outros produtos com cafeína nada tem haver com a cafeína em si. Pois como você verá no decorrer deste artigo, a cafeína pode trazer muitos benefícios para a saúde.

Além disso, o consumo de café é tão popular entre os brasileiros, que o aluguel de máquinas de café em empresas e estabelecimentos comerciais está crescendo muito, dado que estes lugares tendem a oferecer um bom atendimento e um bom ambiente de trabalho para seus colaboradores e clientes.

E se você ainda tem dúvidas sobre o consumo da cafeína, do café e se a cafeína faz bem ou mal para as pessoas, continue lendo nosso artigo e sane essa dúvida de uma vez por todas. Assim, você poderá continuar consumindo café e outros produtos com cafeína de forma mais tranquila e sem nenhum tipo de preocupação.

Afinal, a cafeína faz ou não faz mal para a saúde?

Como mencionado brevemente, a cafeína pode conceder muitos benefícios para a saúde de todas as pessoas, portanto, podemos concluir que ela não faz mal para a saúde. Muito pelo contrário, o consumo moderado do café é super recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Em um estudo publicado por essa instituição, os responsáveis pelo mesmo recomendam a ingestão de 2 xícaras de café por dia (em torno de 100 ml/dia). Pois essa é uma quantidade moderada e que pode conceder inúmeros benefícios para a saúde, tanto mental quanto física.

Então, agora você já sabe que o consumo moderado da cafeína, bem como o consumo do café, pode trazer diversos benefícios para a saúde, e não malefícios, como muitas pessoas pensavam.

6 benefícios da cafeína para a saúde

Certo, já falamos que a cafeína concede inúmeros benefícios para a saúde das pessoas, mas afinal, quais são esses benefícios que tanto falamos? Veja a seguir quais são os 6 principais.

Estimula a atividade cerebral

O primeiro grande benefício da cafeína é o fato dela ser um poderoso estimulante cerebral, ajudando na fixação de novas ideias aprendidas, melhorando a capacidade de raciocínio e combatendo a perda da capacidade mental que acontece devido ao avanço da idade.

Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de cafeína ajuda a prevenir a doença de Parkinson e o Alzheimer.

Aumenta a concentração

Além da cafeína ajudar a diminuir o sono, ela também aumenta de forma considerável a nossa capacidade de prestar atenção, e é exatamente por conta deste benefício que tomar café de manhã causa um efeito verdadeiramente revigorante nas pessoas que são adeptas dessa prática.

Ajuda a combater o cansaço

Além de proporcionar o aumento da concentração e estimular a atividade cerebral, o consumo de cafeína também é um importante agente auxiliador no combate ao cansaço, tanto físico quanto mental, o que torna o consumo de cafeína ainda mais benéfico, principalmente para aquelas pessoas que possuem o dia a dia corrido ou que praticam esportes.

Potencializa a perda de peso e acelera o processo de digestão

Você sabia que a cafeína é um poderoso termogênico? Isso mesmo, assim como a canela e a pimenta, a cafeína também ajuda a acelerar o metabolismo, fazendo com que a perda de peso ocorra de forma mais rápida, além de ajudar a diminuir a fome e o desejo de comer de forma compulsiva.

E como se não fosse o suficiente, a ingestão responsável de cafeína por quem deseja perder peso também proporciona uma aceleração no processo de digestão do organismo.

Colabora para o bem estar dos olhos

Essa com certeza vai ser uma grande novidade para você, mas a cafeína é uma das substâncias mais importantes para os olhos, ajudando no bem estar deles e diminuindo o risco de problemas e enfermidades relacionados à visão. Isso porque ela ajuda a preservar a retina, prevenindo assim, o aparecimento da catarata.

E por conta dos benefícios que a cafeína concede ao sistema nervoso, também ajuda a evitar espasmos nas pálpebras.

Eleva a sensação de bem estar

Por último, mas não menos importante, a cafeína eleva de forma considerável a sensação de bem estar, pois como já foi mencionado, ela não auxilia apenas no bem estar físico, mas também no bem estar psicológico e, consequentemente, no emocional.

A cafeína faz mal para a saúde