Tanque com Agitador, qual sua utilidade?

O tanque com agitador, também chamado por tanque de mistura, é bastante usado na indústria para combinar as fases heterogêneas e homogêneas, seja usando alguma reação química ou não.

Quem é do ramo industrial já conhece bastante esse tipo de equipamento. Mas seja você da área ou não, vale muito a pena conferir as informações a seguir.

O que é um com agitador?

Um tanque com agitador é um equipamento que realiza mistura de forma muito eficiente e funciona em estado estacionário com desempenho uniforme. Preferencialmente, o componente de saída da mistura é igual à componente do material no tanque em função do tempo de residência e da taxa de reação.

Esse equipamento de mistura, trata-se de um sistema aberto onde os materiais podem fluir livremente para dentro e para fora do equipamento, operando em estado estacionário, e as condições no reator não mudam ao longo do tempo. São inseridos reagentes no reator constantemente, do mesmo modo que os produtos são constantemente retirados.

No caso de reações muito lentas, ou quando dois líquidos viscosos ou imisturáveis requerem agitação em alta velocidade, vários tanques agitados podem ser conectados em série ou em linha para facilitar isso, descarregando a carga de trabalho.

Qual a utilidade de um tanque com agitador?

De antemão, o tanque com agitador é usado no processo industrial, sobretudo para reações de fluxo homogêneo em fase líquida que requerem agitação contínua, podendo ser utilizados individualmente, em série ou em grupos.

As etapas industriais que dependem da fermentação descobrem uma excelente ferramenta nos tanques agitados, pois envolvem o uso de biocatalisadores para a produção de produtos. Nos fermentadores, os microrganismos catalisam reações que quebram moléculas grandes em menores, produzindo etanol, metanol e até hidrocarbonetos.

O vapor pode ser da parte de cima da unidade sem haver separação, ou o produto líquido pode ser removido da parte inferior filtrando e circulando o ambiente microbiano.

Características deste tipo de tanque

O tanque agitado consiste em um cilindro de volume e um sistema de agitação que faz a mistura dos reagentes nele colocados. Com isso, os tubos de alimentação e saída são acrescentados para inserir reagentes e retirar produtos do processo completo.

Esse tanque de mistura contém uma hélice que atua como impulsor, em uma extremidade ou ao longo de uma seta localizada no centro do tanque com agitador, lateralmente ou excentricamente.

Ele pode ter um, dois ou mais eixos com uma, duas ou mais hélices em cada eixo. Pode ter um fundo toro, esférico, cônico ou plano.

O tanque de mistura contém uma hélice que atua como impulsor, em uma extremidade ou ao longo de uma seta localizada no centro do tanque, lateralmente ou excentricamente.

Portanto, ele pode ter um, dois ou mais eixos com uma, duas ou mais hélices em cada eixo. Pode ter um fundo toro, esférico, cônico ou plano.

Tanque com Agitador