Tanque de Polipropileno, quais suas características?

O material do tanque de polipropileno é um dos diferentes tipos de plástico que pode ser usado para fabricar tanques de polipropileno da forma que conhecemos.

Porém, as propriedades deste polímero em especial oferecem maiores benefícios em termos de resistência química e à corrosão e um alto ponto de fusão de temperatura de 320°F.

O que é o polipropileno?

O polipropileno é um termoplástico com mais densidade, duro, leve, rígido e mais resistente que o polietileno, além de possuir o seu ponto de fusão mais elevado.

Pelo fato de ter uma alta rigidez e excelente resistência estrutural, o polipropileno pode ser produzido com facilidade em tanques por diversos processos de soldagem utilizando equipamentos de fusão, de ar quente e extrusão durante a sua fabricação.

O polipropileno é menos utilizado que o polietileno, mas é muito mais resistente e tem um ponto de fusão muito mais elevado que o polietileno. Além de tudo, a estrutura cristalina do polipropileno está entre polietileno de pouca densidade e polietileno de grande densidade. E por fim, eles têm muitas têm muitas vantagens em relação aos tanques que possuem a sua estrutura de metal.

Características do tanque de polipropileno

Por meio da polimerização do gás propano é obtido um termoplástico chamado polipropileno. O material do tanque de polipropileno é feito prensado isostaticamente é o polipropileno com as melhores propriedades de fabricação de embalagens.

Com isso, foram surgindo também dois tipos distintos de homopolímeros e copolímeros que oferecem maior resistência ao impacto e melhor desempenho em ambientes de baixa temperatura.

Algumas das características são:

  • A densidade é menor do que o HDPE.
  • Melhor estabilidade dimensional ao calor.
  • Melhor resistência contra corrosão e ataque químico de todos os tipos.

Quanto a função do tanque de polipropileno?

Tanque de polipropileno são resistentes à abrasão e corrosão, por isso são os produtos mais valorizados no mercado. A sua propriedade especial faz com que ele resista a boa parte dos ácidos e álcalis, sendo assim ideal para locais rigorosos.

Os já conhecidos são capazes de receber de 50 a 100.000 litros, seja para receber produtos corrosivos e químicos de qualquer tipo ou apenas água. Por isso são usados bastante pela indústria para colocar produtos líquidos químicos e farmacêuticos, entre outros.

Tanque de Polipropileno