O que é um Insuflador de ar?

Sabemos que o insuflador de ar é necessário, embora os empregos às vezes exijam que os funcionários trabalhem dentro e ao redor de espaços confinados, permitir que os funcionários trabalhem em espaços confinados sem seguir um cronograma pode ser uma decisão de vida ou morte.

Quando seu local de trabalho parece não ter espaço para respirar, a ventilação adequada para espaços apertados (de ventiladores axiais a ventiladores) pode fazer uma grande diferença.

Esteja protegendo sistemas de esgoto ou colocando canos, cada pequena área pode ser um perigo para a saúde respiratória devido a partículas de curto alcance e falta de ventilação necessária.

Acima de tudo, para auxiliar na limpeza do o ar em seu local de trabalho, é interessante saber um pouco mais a respeito do insuflador de ar.

O que é um insuflador de ar?

O insuflador de ar é um equipamento que realiza a ventilação mecânica necessária para o ambiente em substituição a ventilação (existente ou não) do local. Além de proporcionar um melhor conforto térmico, ele retira substâncias nocivas, asfixiantes, entre outras.

Modelo centrífugo com dupla função e dutos flexíveis sopra e exaure, ajudando a movimentar grandes volumes de ar em pressões mais altas.

Conheça o espaço

Inicialmente, é necessário ficar claro o que define um espaço confinado. Os espaços confinados não são projetados para trabalho contínuo, mas são suficientes para que os trabalhadores entrem e trabalhem.

Também possui formas limitadas ou restritas de entrada ou saída. Alguns exemplos comuns de espaços confinados incluem silos, vasos, tanques, tremonhas, poços, bueiros, túneis, dutos, caixas de equipamentos e tubos diversos.

Esses espaços confinados podem possuir ventilação natural, mas podem não ser o bastante para proporcionar um ambiente de trabalho propício. Espaços confinados podem não ter ventilação alguma.

Por isso, nos dois casos, pode ser preciso ter ventilação forçada. Um local confinado também não precisa ser necessariamente minúsculo.

Como escolher um insuflador de ar?

Escolher um equipamento que é responsável pelo bem estar das pessoas nunca será uma tarefa fácil. Mas com pesquisa e um pouco de orientação, a escolha certa do seu insuflador de ar pode se tornar um pouco mais simples. A seguir algumas observações:

  • Equipamento que tenha algum tipo de certificado.
  • Tenha certeza de ter um insuflador de ar forte o suficiente para manter o ar refrescante e seguro, mesmo que alguém esteja trabalhando no local.
  • Robusto e que tem uma longa duração, afinal de contas, ele não pode quebrar na hora da precisão.
  • Pouca necessidade de manutenção e facilidade em encontrar peças para reposição.
  •  Motor classificado para ser usado por um longo período.
  • Um motor que seja fechado, assim ele não ficará entupido com detritos.
  • Adquira o modelo certo para as suas necessidades.

Dicas para aproveitar ao máximo a eficiência do seu insuflador de ar

Por fim, para tirar o máximo proveito de seus ventiladores em espaços confinados, siga estas dicas:

  • Posicione o ventilador a pelo menos 1,5 metros a favor do vento da entrada de ar. Nunca coloque um ventilador portátil contra uma parede ou objeto, bloqueando sua entrada. Dentro de um espaço confinado, mantenha a mangueira do duto para baixo.
  • Deixe a saída do duto inclinado em uma parede final, assim o ar ficará circulando no ambiente de maneira mais eficiente, pois não haverá formação de bolsas de gás nos cantos.
Insuflador de ar