Usinagem plásticos industriais, qual sua utilidade?

Geralmente, quando pensamos em como são feitas as peças plásticas, ou até na usinagem de peças plásticas, pensamos em pequenas pecinhas sem resistência alguma.

Mas isso está muito longe da verdade. Com o advento dos plásticos técnicos, a indústria viu uma oportunidade de reduzir custos (em alguns casos), branquear componentes e melhorar o desempenho técnico das peças fabricadas.

Qual a utilidade da usinagem de peças plásticas industriais?

Os serviços de usinagem de peças plásticas são principalmente para peças menores. Também há outro tipo de uso possível para este serviço, que é para peças que precisam ter uma grande precisão durante a fabricação.

Esses tipos de serviços fornecem visibilidade satisfatória de peças e ferramentas que vão desde flanges, roletes, engrenagens e roscas, até revestimentos, polias de cabos e muito mais.

A principal razão para a realização de serviços usando usinagem. Todavia, o plástico é um material muito simples de fresar, talhar, cortar, furar, esmerilar, polir, entre outros. Portanto, este serviço de usinagem é considerado o mais fácil em comparação com outros existentes.

Processos de usinagem de peças plásticas

Usinagem de peças plásticas por torneamento

O torneamento de peças plásticas é a solução para itens que exigem formatos geométricos mais específicos.

Algumas das barreiras em relação às peças plásticas em torno são os cavacos. Certos plásticos, apesar de utilizarem ferramentas com quebra-cavacos, geram roscas que se encontram emaranhadas na chapa, ferramentas e garras.

Para evitar ou reduzir esse problema, geralmente é usada proteção nesses elementos. Dessa forma, evitam a criação de muitos “cabelos”, o que também pode levar a problemas e até acidentes piores.

Existem também alguns plásticos que são processados ​​incompatíveis com lubrificantes líquidos. Portanto, é devido a isso que o ar frio é com frequência usado para refrigerar as ferramentas. Além do mais, as condições de usinagem precisam ser reduzidas para não haver a queima ou deformação do plástico.

Usinagens de peças plásticas por fresamento

O fresamento é mais usado para peças prismáticas, que não bem mais complexas de serem fabricadas.

A usinagem de 5 eixos é usada cada vez mais frequentemente não apenas para qualquer geometria. Também reduz o tempo de entrega e evita ter que realizar mais de uma operação para finalizar a peça.

Conclusão

Na fabricação, a usinagem de peças plásticas, entre outros materiais, é um dos processos mais primordiais. Isso decorre do uso de uma ferramenta de corte para remover todo o excesso de material para que a peça acabada seja o que você realmente deseja.

Em suma, o processo de usinagem envolve a deformação por cisalhamento do material, gerando um cavaco que, ao ser removido, fica totalmente exposto em uma nova superfície. A boa nova desse processo é que, ao longo da história, os métodos de processamento foram modificados e inovados.

Já faz algum tempo que a tecnologia da informação foi aplicada à automação industrial, fazendo com que as máquinas operatrizes se desenvolvessem na direção do controle numérico. Portanto, estamos falando de centros de usinagem de 5 eixos e tornos com várias funções que podem obter peças complexas e totalmente acabadas a partir de tarugos ou barras de metal, tudo em um único acessório.

Essas máquinas apresentam versatilidade, alta capacidade de produção e preparação e oferecem uma alta precisão.

Usinagem plásticos industriais