Sistema de Exaustão, qual funcionalidade?

Se o seu local de trabalho lida com produtos químicos tóxicos, é bem provável que você conheça a importância de um sistema de exaustão.

Como um dispositivo de laboratório comum, as capelas de exaustão desempenham um papel de diminuir ao máximo a exposição do funcionário a substâncias perigosas por ingestão, absorção através da pele ou inalação.

Antes de tudo, saiba que a instalação de um sistema de exaustão é uma aquisição importante e necessária para sua operação.

Agora você saberá melhor a respeito do papel que os exaustores desempenham no local de trabalho.

Qual a funcionalidade de um sistema de exaustão?

O sistema de exaustão tem a funcionalidade principal de ventilação, projetado principalmente para limitar a exposição a fumos, vapores ou poeira nocivos ou tóxicos. O ar é puxado para a coifa do espaço do laboratório e disperso na atmosfera.

Os exaustores sem dutos usam filtros de carvão ativado para expelir e remover gases químicos, permitindo a liberação interna segura dos gases de exaustão.

O equipamento certo pode fornecer um ambiente limpo e livre de partículas. Exaustores com dutos com ventilação externa proporciona proteção máxima para o usuário, especialmente contra gases quimicamente nocivos.

Alguns tipos de sistemas de exaustão

Exaustores com dutos

Os exaustores de dutos têm exaustores e operam dentro da estrutura de sua infraestrutura de construção. Eles transportam gases tóxicos para fora do seu laboratório através do sistema HVAC.

Eles são projetados para usar bases, superfícies de trabalho, exaustores, sopradores e dutos para transportar os gases para fora do ambiente. Ao decidir qual exaustor com dutos comprar, é importante considerar se o seu sistema de ventilação tem ar suficiente para fornecer a quantidade correta de ventilação ao exaustor.

Exaustores sem dutos

Por outro lado, o exaustor sem dutos usa um sistema de filtro de carbono. Isso traz de volta o ar limpo para o ambiente de trabalho.

De maneira oposta aos exaustores de dutos, este tipo de exaustor é autônomo. Laboratórios ou instalações que exigem mobilidade consideram as capelas de exaustão sem dutos mais convenientes. Também podem ser utilizados em laboratórios com incidência química leve a moderada.

Em resumo

Um sistema de exaustão é mais que necessário dependendo dos tipos de produtos que são manuseados no ambiente de trabalho.

Dessa forma, os funcionários desfrutarão de um local de trabalho bem projetado, onde a segurança e a eficiência são primordiais, e fazendo a melhor escolha de sistema, você terá a tranquilidade de saber que suas necessidades personalizadas serão atendidas de maneira oportuna e mais econômica.

O sistema, quando usado adequadamente, proporcionam um grau significativo de proteção a todos por perto. Compreender as limitações, as técnicas de manutenção necessárias e o design geral da capela de exaustão garantirá a segurança ao usar materiais que deixem em risco a sua segurança.

Por fim, demorar para adquirir um exaustor ou comprar o tipo errado de exaustor não viola apenas vários regulamentos federais e estaduais, mas também expõe seus trabalhadores a substâncias tóxicas que podem ter efeitos nocivos.

Ficou claro quais as funções de um sistema de exaustão? Gostou do conteúdo? Não deixe de enviar uma mensagem para nós.

Sistema de Exaustão